Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Serviços puxam alta do PIB no primeiro trimestre; ouça o podcast

Edição especial do “Economix” faz um balanço da economia brasileiro entre janeiro e março

Ajustar texto A+A-

Serviços puxam alta do PIB no primeiro trimestre; ouça o podcast

Economia brasileira está 1,6% acima do nível pré-pandemia
(Arte/Tutu)

O setor de serviços puxou a alta da economia brasileira no primeiro trimestre de 2022. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% em relação ao quarto período do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a expansão foi de 1,7%.

Em edição especial, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta quinta-feira (2) analisa o desempenho da atividade econômica no primeiro trimestre do ano corrente.

Além disso, o programa destaca o ritmo dos serviços. O setor – que, pela metodologia do IBGE, inclui as vendas do comércio – avançou 3,7%, em relação ao primeiro trimestre de 2021, e 1%, na comparação com o último trimestre do ano passado.

Ouça outros episódios do Economix
Ainda disseminada, inflação arrefece momentaneamente com bandeira tarifária verde
O Brasil na OCDE: quais as chances e as vantagens de entrar para o “clube dos países ricos”?

O conjunto de atividades foi o responsável pela alta da economia entre os meses de janeiro e março, uma vez que a indústria (-1,5% na comparação interanual) e a agropecuária (-8%) amargaram resultados negativos.

O episódio também avalia outros componentes do PIB, como o consumo das famílias, a demanda do governo, o setor externo e a taxa de investimentos.

Por fim, o programa traça perspectivas para a economia no decorrer do ano, levando em conta fatores como a inflação elevada, os juros em alta e a melhora do nível de desemprego.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)