Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Juros sobem e continuarão subindo: qual será o teto da taxa Selic?

“Economix” também analisa a elevação da taxa básica da economia norte-americana

Ajustar texto A+A-

Juros sobem e continuarão subindo: qual será o teto da taxa Selic?

Bacen indicou que Selic deve ter nova alta em junho
(Arte/Tutu)

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (Bacen), elevou a taxa básica de juros em 1 ponto porcentual (p.p.) nesta semana. Com isso, a Selic chegou a 12,75% ao ano (a.a.) – e não deve parar por aí. Com a inflação sem mostrar qualquer sinal de trégua, o colegiado sinalizou que a taxa básica deve subir novamente em junho.

O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (6) analisa a decisão do Copom e estima até onde vai o atual ciclo de alta da Selic.

Além disso, o episódio discorre sobre a indústria. Em março, a produção industrial cresceu 0,3% na comparação com fevereiro. No entanto, o primeiro trimestre de 2022 registrou queda significativa de 4,5%, ante os três primeiros meses de 2021.

O programa também destaca a alta dos juros nos Estados Unidos. O Federal Reserve (FED), o banco central norte-americano, elevou as taxas de referência em 0,5 p.p. – magnitude que não era vista desde 2000. Deste modo, atualmente, os juros básicos flutuam entre 0,5% e 0,75% a.a. Contudo, ainda há um longo caminho para conter a inflação mais alta dos últimos 40 anos.

Ademais, a edição analisa os efeitos da política de Covid Zero na China. Um indicador que mensura a atividade dos serviços mostra que, em razão do rígido confinamento imposto pelo governo, o setor caiu em abril para o menor patamar desde o início da pandemia, o que pode comprometer o desempenho econômico do país em 2022.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Ouça outros episódios do Economix
Repique do dólar e inflação generalizada impõem novos desafios à economia
Comércio e serviços titubeiam com inflação, juros e desemprego elevados
Vigor inflacionário: entenda como a pressão dos preços está se disseminando por toda a economia

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)