Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Melhore a imagem da empresa com selos do Procon-SP

FecomercioSP vê como positivas quaisquer medidas que aprimorem as relações das empresas com o público

Ajustar texto A+A-

Melhore a imagem da empresa com selos do Procon-SP

Para a FecomercioSP, é importante que as empresas adotem práticas mais eficientes de atendimento 
(Arte: TUTU)

As reclamações do e-commerce cresceram juntamente com a mudança de comportamento do consumidor na pandemia de covid-19 que passou a consumir mais via internet e aplicativos. Segundo dados da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), foram 78 mil queixas em todo o ano de 2019, contra 300 mil, em 2020, e quase 500 mil, em 2021.

Uma forma de mostrar que a empresa se preocupa com o seu público é adquirir o selo Empresa Verificada, em vigor desde 25 de março deste ano com a função de informar ao consumidor que o fornecedor está cadastrado no Procon-SP Digital – sistema de atendimento com interação entre empresa e cliente.

Leia sobre outros temas de interesse do empresário
Com atuação da FecomercioSP, Código de Defesa do Empreendedor é sancionado e traz modernização e desburocratização ao setor empresarial
MEI: conheça as tendências de negócios para 2022
Nova fase do Open Banking: clientes poderão comprar em lojas virtuais com o PIX sem precisar abrir o aplicativo do banco

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), é importante que as empresas aprimorem, cada vez mais, as relações com o cliente, adotando práticas mais eficientes de atendimento mediante uma consciência empresarial que entenda que a harmonização é fundamental aos negócios.

Quem pode solicitar em o selo

* Empresas de todos os portes.

* Ele pode ser utilizado tanto nas lojas presenciais quanto nas virtuais.

* O selo pode ser disponibilizado em sites, redes sociais e no material publicitário da empresa.

Procedimento para solicitar o selo

* Deve-se possuir o certificado digital.

* O pedido pode ser feito por meio do preenchimento de um formulário disponível no espaço do fornecedor no Procon-SP Digital.

Características do selo

* Imagem institucional do Procon-SP.

* Mecanismo de conferência e autenticação pelo consumidor pelo código QR.

* A frase: “Certificação de que a empresa acima está cadastrada no sistema PROCON-SP DIGITAL. Uma segurança de atendimento ao consumidor”.

* Informação de validade anual.

Cassação do selo

O selo será cassado do fornecedor nos seguintes casos:

* dados cadastrais desatualizados;

* ausência de resposta a qualquer notificação enviada pelo sistema.

Selo Eficiência

As empresas de grande porte podem solicitar o selo Eficiência, também do Procon-SP. Esse selo tem o objetivo de comunicar ao consumidor que a empresa tem índice satisfatório de solução nas reclamações registradas no Procon-SP Digital. Para isso, a empresa deve obter resolutividade superior a 70% em qualquer mês, e o fornecedor será reavaliado a cada trimestre, devendo a média de resolutividade do trimestre permanecer igual ou superior a 85%.

Afixação de preços

Uma das reclamações comuns dos clientes no Procon-SP diz respeito à afixação de preços de produtos e serviços. Para evitar este problema e o recebimento de multas, baixe o e-book elaborado pela FecomercioSP em parceria com o Procon-SP aqui, após breve cadastro.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)