Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Parcela de consumidores que pretende comprar algum produto parcelado ou financiado cresce novamente em dezembro

Segundo a FecomercioSP, indicador também aponta que 32,6% dos paulistanos endividados declararam ter reserva financeira

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 20 de dezembro de 2018 – A parcela de paulistanos que pretende comprar algum produto financiado ou parcelado subiu de novo em dezembro. É o que aponta o Índice de Intenção de Financiamento, um dos componentes da Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O indicador registrou alta de 18,3%, ao passar de 46,8 pontos em novembro para 55,3 pontos em dezembro. Isso significa que 26,9% dos paulistanos declararam ter a intenção de comprar um produto com pagamento parcelado ou financiado nos próximos três meses.

A PRIE também apontou que 32,6% dos paulistanos endividados declararam ter reserva financeira em dezembro, ou seja, diante de um imprevisto no orçamento familiar, esses consumidores teriam condições de pagar, pelo menos, parte das dívidas. O índice de segurança de crédito dos endividados caiu 3,6%, de 67,7 pontos em novembro para 65,2 em dezembro.

O índice geral sofreu queda de 3,2%, de 82,2 pontos em novembro para 79,5 em dezembro. A segurança de crédito dos não endividados também registrou queda (-3%).

De acordo com a FecomercioSP, em dezembro, houve mais avanços na propensão ao consumo com base em tomada de novos empréstimos. A assessoria econômica da Entidade acredita que esses resultados podem ser atribuídos mais ao ganho de confiança após o resultado das eleições do que efetivamente a fatos concretos, visto que não ocorreu nada de diferente no ambiente de negócios.

Segundo a Federação, com relação à segurança de crédito, o indicador é, de forma geral, volátil, e após ter tido um resultado positivo em novembro, caiu em dezembro. Contudo, isso não é preocupante, porque provavelmente muita gente já usou ou pretende usar os recursos de suas poupanças para complementar as compras de fim de ano.

Aplicações
A poupança segue como a modalidade de aplicação preferida dos paulistanos – em dezembro, 55,2% escolheram essa opção de investimento. A preferência pela renda fixa passou de 21,8% em novembro para 19,5% em dezembro. A renda variável subiu para 5,1% em dezembro, ante os 4,2% registrados em novembro.

Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

Fechar (X)