O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o jornal O Estado de S. Paulo farão a entrega, em outubro, do Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita ao professor e doutor em Ciências Físicas, José Goldemberg. O troféu será concedido em reconhecimento ao seu valioso trabalho educacional desenvolvido ao longo de sua carreira e que se tornou referência nacional e em vários outros países.
Além de doutor em física pela Universidade de São Paulo (USP) – onde foi reitor de 1986 a 1990 – e presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, foi professor das universidades de Paris (França) e Princeton (EUA). Ocupou diversos cargos públicos, como a presidência da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Também foi ministro da Educação e secretário estadual do Meio Ambiente.
O título Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita tem como principal objetivo destacar a contribuição do educador para a melhoria do ensino, entre nomes dos quais fazem parte conselheiros do CIEE, professores eméritos anteriores e personalidades acadêmicas e empresariais.