Tamanho do texto
Compartilhar

São Paulo, 20 de novembro de 2014 – A situação dos estoques do comércio da região metropolitana de São Paulo (RMSP) registrou a terceira melhora mensal consecutiva em novembro ao atingir 111,8 pontos, variação de 2,1% em relação a outubro, mas ainda está 13,6% abaixo do registrado um ano antes, quando marcou 129,3 pontos. Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

Em novembro, a parcela de empresários com estoques acima do adequado chegou aos 30,6% – acima dos 30,5% de um mês antes e dos 20,8% de novembro de 2013. A proporção de estoques abaixo do adequado, no entanto, caiu, com 13,3% – inferior aos 14,5% de outubro e aos 13,7% do mesmo período do ano passado.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a melhora mensal na adequação dos estoques vem após um período de deterioração decorrente do excesso de produtos armazenados, reflexo das vendas abaixo do estimado. Contudo, o movimento de reversão ocorreu, segundo a Entidade, por um motivo ruim em especial: a menor quantidade de empresários com estoques abaixo do esperado. Apesar de negativa a situação de ter estoques pequenos demais, não é saudável o avanço do indicador apenas por esse motivo, enquanto cresce a proporção de empresários com excesso de produtos, demonstrando que o ciclo de ajuste ainda não acabou. Assim, a Federação acredita que os pedidos dos empresários para o Natal devem ser menores se comparados aos do ano passado.

A FecomercioSP avalia, ainda, que diversos fatores têm impactado o Índice de Estoques, a exemplo da inflação em alta e a expectativa de crescimento quase nulo para a economia e para o varejo de São Paulo, refletindo no desânimo do setor, principalmente no período de maior importância para o comércio, com a proximidade das festas de fim de ano.

Para 2015, a Federação espera aumento da adequação dos estoques, mas não em razão de melhoria nas vendas, mas pelo fato de os prognósticos estarem mais conservadores.

Nota metodológica
O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários do comércio nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para “abaixo” (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).


Conteúdo de qualidade direto no seu e-mail

Concordo em receber comunicações da FecomercioSP.
Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade