Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Campanha Pintou, Sobrou, Levou é prorrogada para até 5 de maio

Iniciativa promove estudo do descarte adequado das sobras de tintas imobiliárias e acessórios usados de pintura na cidade de São Paulo

Ajustar texto A+A-

A Campanha Pintou, Sobrou, Levou, iniciativa que promove o estudo de soluções de economia circular para o destino adequado do material que sobra após pintura residencial e que não pode ser mais aproveitado, foi prorrogada.

Agora, o descarte de tintas, embalagens e acessórios pode ser feito até o dia 5 de maio, das 10h às 17h, em quatro lojas na cidade de São Paulo (C&C, Leroy Merlin, Telhanorte e Tintas MC). Os interessados podem obter informações sobre como participar e os itens recebidos aqui.

A principal recomendação da campanha, destinada aos consumidores residenciais, é evitar o desperdício ao adotar o consumo consciente das tintas. Para isso, deve-se planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de material, para evitar a sobra. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do item: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária.

No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como no setor de atendimento das lojas, é possível obter mais informações sobre o cálculo, assim como na própria embalagem da tinta. Deve-se também comprar os acessórios adequados na quantidade correta – e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.

Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Se não for utilizá-las, o melhor caminho – em termos econômicos, ambientais e sociais – é doá-las o mais rápido possível (a fim de preservar as características das tintas) a associações de bairro, igrejas, escolas, creches, casas de repouso e instituições sociais, ou, ainda, para algum familiar, amigo ou vizinho. Caso precise se desfazer de sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais de descarte específico de resíduos da construção civil.

Além de convidar os consumidores a refletirem sobre o descarte adequado dos produtos, as empresas e entidades setoriais responsáveis pela campanha acreditam que a iniciativa permitirá obter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e aos acessórios de pintura usados.

Para tal, todos estão convidados a participar de uma pesquisa online. Serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica.

Os responsáveis por idealizar a ação fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), composto por especialistas; grandes varejistas do segmento; entidades setoriais; fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens; empresas de pintura; construtoras; incorporadoras; lojistas; áreas de transbordo e triagem; transportadoras de resíduos; e empresas de Logística Reversa (LR).

Serviço:
Pintou, Sobrou, Levou – descarte de tintas, embalagens e acessórios de pintura
Data: até 5 de maio de 2022
Horário: das 10h às 17h
Local: 4 lojas na cidade de São Paulo (SP)
Endereços:
C&C Aricanduva – Av. Aricanduva, 5.555
Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, 12.000
Telhanorte Marginal Tietê – Av. Presidente Castelo Branco, 6.201
Tintas MC Saúde – Av. Prof. Abraão de Morais, 378

Pesquisa com consumidores: bit.ly/pintousobroulevou

Mais informações: https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou 

Execução: Abrafati, Senai-SP / Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente, Rafa Resolve.

Realização: C&C, Telhanorte, Tintas MC, Leroy Merlin, FecomercioSP, Sincomavi, SindusCon-SP, Abeaço, Abiplast, Prolata, Sitivesp, Adolpho Lindenberg, Coral, Suvinil, Bomix, Engelux, Imangai, Ibratin, Rafa Entulhos, Plano&plano, Quartzolit, Multilix, Tegra, Trisul, Universo Tintas, Luca Ambiental.

Apoio: Companhia Ambiental do Estado de Estado de São Paulo (Cetesb) e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)