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13/04/2023Empresa vislumbra possibilidade de negócio contra desperdício de alimentos
Food To Save atua em 12 cidades com o excedente de produção e itens próximos ao vencimento
O desperdício de alimentos em um país marcado pela desigualdade como o Brasil levou à criação da Food To Save, marketplace que conecta empresas com excedente de produção, ou itens próximos ao vencimento, e consumidores dispostos a pagar um preço mais baixo por uma cesta de mercadorias. Os detalhes do negócio você encontra no mais recente episódio de Mercado & Perspectivas, uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Na entrevista, Lucas Costa Infante, fundador e CEO da empresa (presente em 12 cidades brasileiras), explica como ocorre a venda dos produtos – itens com a data próxima da validade ou com pequena imperfeição, mas sem perda do valor nutricional. “Conectamos o produto com os consumidores, que pagam com até 70% de desconto. Damos mais visibilidade ao item gerando valor para os envolvidos – estabelecimento e consumidor – e reduzimos o impacto ambiental”, diz Costa.
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O trabalho, iniciado em 2020, tem apresentado resultados expressivos: mil toneladas de alimentos deixaram de ser desperdiçados nos 15 meses de existência da iniciativa. “Este volume, que iria para o lixo, vira a refeição de outras pessoas, além de trazer economia para o bolso do consumidor”, comenta o executivo.
Costa destaca também a mudança cultural que a sociedade passa para integrar este novo modelo de negócios. Para ele, muitas empresas estão acostumadas a “estressar” o produto, mantendo-o na gôndola até o último minuto, na tentativa de vender. Entretanto, a empresa sempre pode evitar o desperdício.
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