Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Entenda como os fatos políticos impactam o ambiente de negócios

FecomercioSP lança o RADAR, produto de análise político-econômica com a curadoria do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP)

Ajustar texto A+A-

Entenda como os fatos políticos impactam o ambiente de negócios

Conteúdo traz avaliações sobre as vertentes que tendem a ditar a pauta da agenda eleitoral de 2022
(Arte: TUTU)

Em meio às polêmicas habituais do debate político, ao ambiente polarizado que o Brasil vivencia, e ao efeito negativo das fake news, que contaminam as informações mundo afora, a tomada de decisões da classe empresarial torna-se ainda mais complexa.

E nesse cenário de recuperação econômica pós-pandemia repleto de incertezas, é comum o empresário ter dúvidas sobre quais variáveis considerar de fato ao decidir um investimento em seu negócio, por exemplo.

Então, como é possível informar-se de maneira confiável e entender o que realmente afeta a sua empresa? Em outras palavras, o que realmente importa saber sobre o cenário eleitoral, do ponto de vista de quem empreende?

Ao constatar essa realidade, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança o RADAR, boletim que oferece uma análise do cenário eleitoral considerando os fatos político-econômicos que mais impactam o ambiente de negócios. Afinal, os rumos da economia estão diretamente ligados às definições da política. O RADAR tem a curadoria do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da FecomercioSP.

 “A iniciativa faz jus ao nome: alerta o leitor sobre o que é importante dentro de um ambiente absolutamente caótico de informações. Para quem gosta de política e de economia – e sabe que os dois temas são indissociáveis –, o RADAR é a melhor opção para obter dados sintéticos e relevantes no dia a dia”, diz Fábio Pina, assessor econômico da Federação e ex-subsecretário de Comércio e Serviços do Ministério da Economia.

Produzido com a curadoria dos especialistas do CEEP, o RADAR é um serviço exclusivo a associados(as) e sindicatos filiados. Seu conteúdo traz avaliações sobre as vertentes que tendem a ditar a pauta da agenda eleitoral de 2022. Alguns deles são o controle da inflação, enfrentamento do desemprego, custo dos alimentos e dos combustíveis, as reformas, os programas de crédito, a continuidade da vacinação contra a Covid-19, os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia na economia nacional, entre outros assuntos relevantes.

ASSINE E SE INFORME

O conteúdo do RADAR épublicado todas as segundas e quintas-feiras, em página exclusiva no Fecomercio Lab, além de ser disparado via e-mail a assinantes e veiculado em lista de transmissão via Telegram. No aplicativo, também serão disponibilizados áudios exclusivos do time de cientistas políticos e economistas do CEEP.

Para ter acesso ao serviço, é preciso se associar à Federação.

Além do conteúdo em texto, o assinante poderá contar com áudios exclusivos dos especialistas do CEEP, sob uma perspectiva objetiva para a economia do País.

CONHEÇA O TIME DE ESPECIALISTAS

Antonio Lanzana

Doutor em Economia, consultor de entidades empresariais de grande porte. Autor de diversos livros e artigos sobre economia brasileira. Presidente do CEEP da FecomercioSP.

Paulo Delgado

Sociólogo, pós-graduado em Ciências Políticas e professor; foi deputado federal por seis mandatos a partir da Constituinte. Presidente do CEEP da FecomercioSP.

Fábio Pina

Assessor econômico da FecomercioSP. Foi subsecretário de Comércio e Serviços do Ministério da Economia.

André Sacconato

Consultor da FecomercioSP e integrante do CEEP. PhD em Economia, Relações Governamentais e Ambiente de Negócios, além de professor de MBA na Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)