Podcasts
15/07/2022Mesmo em alta, varejo dá mostras de esgotamento das condições de consumo no País
"Economix" também destaca o novo recorde da inflação nos Estados Unidos e a paridade entre o dólar e o euro
Dados do varejo demonstram mudanças no padrão de consumo da população
(Arte/Tutu)
Ainda que tenha registrado alta pelo quinto mês consecutivo, o comércio varejista, em maio, cresceu apenas 0,1%, na comparação com abril. Em 12 meses, o setor apresenta queda de 0,4%.
Além disso, desacelerando continuamente desde janeiro, o varejo demonstra sinais de que as condições de consumo da população estão se deteriorando.
O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (15) analisa as causas da perda de ritmo do setor varejista, bem como a mudança de comportamento do consumidor diante do aperto na renda, em razão da inflação.
O programa também avalia o desempenho dos serviços. Em maio, o setor que mais emprega no País avançou 0,9%, na comparação com abril. No entanto, observando o intervalo de um ano, a atividade registra taxas mais brandas de crescimento pelo segundo mês seguido.
Ouça outras edições do Economix
Inflação volta a acelerar e reacende sinal de alerta sobre a política de juros
Além das commodities: como o varejo brasileiro pode conquistar a China?
Brasil tem recorde de pessoas trabalhando: qual é a real situação do emprego no País?
No cenário internacional, o episódio destaca a inflação nos Estados Unidos, que atingiu 9,1% em 12 meses até maio, novo recorde dos últimos 40 anos.
O podcast também comenta o fato de alguns bancos chineses terem impedido correntistas de sacar o dinheiro depositado em suas contas, acendendo um sinal de alerta sobre o sistema financeiro do gigante asiático.
Por fim, a edição explica os motivos que fizeram o euro atingir paridade com o dólar, o que não acontecia desde o lançamento da moeda europeia, em 2002.
Ouça o podcast:
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.