Imprensa
03/12/2024Revista Problemas Brasileiros vence o Prêmio Aberje de Comunicação Empresarial
Edição especial de 60 anos foi reconhecida na categoria Mídia Impressa
A Revista Problemas Brasileiros, uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), foi anunciada na noite da última segunda-feira (2) como vencedora nacional do Prêmio Aberje de comunicação corporativa na categoria Mídia Impressa.
A PB concorreu com a edição comemorativa de 60 anos. Para celebrar seis décadas de história, a publicação #475 (junho/junho de 2023) se propôs ao desafio de resgatar e analisar as grandes questões nacionais ao longo desse período. A proposta editorial foi oferecer uma visão crítica e abrangente das transformações socioeconômicas do Brasil que impactaram os setores de Comércio, Serviços e Turismo — e a sociedade como um todo —, destacando aspectos relacionados a educação, economia, desigualdade social e sustentabilidade.
Desta forma, a PB fica ao lado de grandes marcas do mercado como Boticário, Globo, Valor, Basf e Votorantim, que também foram premiadas pela Aberje.
Lançada em 2023, a publicação traz a participação de intelectuais, juristas e acadêmicos, como o antropólogo Roberto DaMatta, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim e a historiadora portuguesa Isabel Corrêa da Silva. Aborda ainda temas como a corrida pela descarbonização e a adoção da agenda ESG no meio empresarial.
A edição especial, de 116 páginas, também conquistou o bronze no Prêmio Lusófonos da Criatividade, em Portugal, na categoria Problemas Sociais. A premiação reconhece trabalhos de comunicação e publicidade dos países de língua portuguesa.
Atualmente, a Revista Problemas Brasileiros é veiculada em edições bimestrais impressas com distribuição dirigida, além de conteúdos exclusivos disponíveis em canais digitais: site, podcast, vídeos e mídias sociais. Esse conjunto de ações de reposicionamento editorial, empreendidas desde 2016, foi reconhecido pelo Prêmio Aberje 2019, também na categoria Mídia Impressa.
Sobre o prêmio
Desde 2004, o prêmio da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje) reconhece os esforços das empresas para ampliar o diálogo com stakeholders, gerando reflexos positivos à sociedade, bem como valoriza as melhores práticas, organizações e profissionais de comunicação corporativa do Brasil.
A FecomercioSP acredita que a informação aprofundada acerca de assuntos importantes seja um instrumento fundamental de qualificação do debate público não só para a classe empresarial, mas também para toda a sociedade. É nesse sentido que a entidade publica a Revista Problemas Brasileiros.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Imprensa
Desafios da educação num mundo tecnológico e multicultural
O papel da escola é “educar para a diferença”, defende David Justino, ex-ministro da Educação de Portugal
-
Economia
A nova cara do trabalho no Brasil
EditorialBrasil está perdendo oportunidades no mercado de carbono
EconomiaA febre das ‘bets’ como estratégia financeira