Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Taxa de juros, pautas econômicas no Congresso e a economia anêmica chinesa em debate no CEEP

Acompanhe a análise mensal dos especialistas do conselho, que ainda tratam da baixa da Selic e da economia norte-americana

Ajustar texto A+A-

Taxa de juros, pautas econômicas no Congresso e a economia anêmica chinesa em debate no CEEP
Sobre a discussão da Reforma Tributária, a qual a FecomercioSP demonstra preocupação, a entrevista enfatiza a possibilidade de aumento da carga (Arte: TUTU)

O início da trajetória de queda dos juros no Brasil, a retomada dos trabalhos no Congresso após o recesso de julho, e o cenário internacional envolvendo os Estados Unidos e a China são os temas de destaque do último episódio do podcast mensal do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Antonio Lanzana, copresidente do CEEP, comentou da acertada decisão do Banco Central em diminuir a taxa de juros básica da economia brasileira, a Selic, em 0.5 pontos porcentuais (p.p.), para 13,25%. “A redução das taxas de juros e a meritória da nota de crédito pela Fitch Ratings [uma das maiores agências de classificação de risco do mundo] são excelentes notícias, mas, por outro lado, o nível de atividade parece estar andando de lado”, disse ao se referir a queda de 2% no mês em maio do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que antecede o Produto Interno Bruto (PIB).

Sobre a discussão da Reforma Tributária, a qual a FecomercioSP demonstra preocupação com possibilidade de aumento da carga tributária, Lanzana enfatiza a falta de garantias da manutenção da atual carga sobre o consumo, e dos riscos aos setor de Serviços. “De longe, esse é o setor é o maior empregador do País, com muitas empresas no Simples. Ocorre que no novo sistema, o crédito tributário terá peso importante e o Simples não gera crédito. Isso pode forçar empresas a saírem desse sistema” explicou.

Já Paulo Delgado, também copresidente do CEEP, avalia a situação da política nacional, que não mostra avanços consideráveis na retomada das atividades. “O Congresso começou desacelerado com a Câmara votando questões importantes, mas que não refletem o nível de dificuldade que o Brasil apresenta atualmente”, critica.

O sociólogo ainda comentou os ruídos gerados no mercado com a intenção do governo de alterar pontos do Marco do Saneamento Básico, e de pontos das reformas Trabalhista e da Previdência, e falou das perspectivas da reforma ministerial. Ainda no âmbito nacional, Lanzana e Delgado comentaram sobre os desafios que cercam o Arcabouço Fiscal.

Na análise do cenário internacional, o economista André Sacconato avaliou o corte da nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira dos Estados Unidos, de “AAA” para “AA+”, o que para ele é um aviso para que os EUA cuidem da parte fiscal. O especialista voltou a falar da “fraqueza” da indústria chinesa e como o Brasil sente a desaceleração da economia chinesa.

Este foi o último episódio desta série de análises em podcast do CEEP. As análises político-econômicas do CEEP serão veiculadas nos demais canais oficiais da FecomercioSP. Para ficar por dentro de tudo que é discutido no Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP).

Ouça o podcast a seguir.


O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)