Notícias
Notícias
03/05/2018Eco Panplas ganha na categoria Indústria do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade com solvente ecológico que descontamina embalagens plásticas
Iniciativa viabiliza a reciclagem de material contaminado com óleo lubrificante e vegetal com benefícios socioambientais e econômicos por meio de uma tecnologia limpa
Empresa localizada na capital paulista processa mensalmente 215 toneladas de plástico
(Arte: TUTU)
A Eco Panplas desenvolveu um solvente ecológico que descontamina embalagens plásticas sem gerar resíduos e garante plástico limpo para reciclagem. A medida é ganhadora do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Indústria.
A reciclagem de embalagens plásticas contaminadas com óleos lubrificante e vegetal costuma gerar resíduos que prejudicam o meio ambiente. Isso porque, na etapa de lavagem dos invólucros, água contaminada e resíduos são gerados. Mesmo após a lavagem, estima-se que 3% de óleo residual ainda permaneçam no plástico, diminuindo seu valor de mercado para toda a cadeia de reciclagem, especialmente aos catadores e cooperativas.
Veja também:
Conheça os ganhadores do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
O desengraxante líquido ecológico desenvolvido pela Eco Panplas faz a descontaminação sem utilizar água nem gerar efluentes ou resíduos. Ao fim do processo, plástico, óleo e rótulos são separados, e o material é recuperado em sistema próprio da empresa.
A empresa, localizada na capital paulista, processa mensalmente 215 toneladas de plástico (o equivalente a 4 milhões de garrafas), gerando 200 toneladas de plástico descontaminado e 7,5 mil litros de óleo recuperado.
Felipe Cardoso, CEO da Eco Panplas e vencedor na categoria Indústria com solvente ecológico que descontamina embalagens plásticas, com Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil (Foto: Rubens Chiri)
A criação do solvente ecológico garantiu à empresa a Patente Verde, uma certificação concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) a tecnologias de preservação ao meio ambiente.
O CEO da Eco Panplas, Felipe Cardoso, conta que, “em termos de benefícios socioambientais, o montante processado pela empresa garante 7,5 bilhões de litros de água preservados do meio ambiente; 215 toneladas de plástico contaminado fora de aterros; 306 toneladas a menos de emissão gases de efeito estufa; e 75% de economia de energia”. Além disso,evita-se o uso de 120 mil litros de água no processamento.
A Eco Panplas hoje presta serviços ao Instituto Jogue Limpo, programa de Logística Reversa do qual fazem parte as redes Shell, Ipiranga e Petrobras.