Negócios
04/11/2025Black Friday 2025: planejamento e estratégia serão decisivos para o sucesso das vendas
‘FecomercioSP Orienta’ mostra como fortalecer o relacionamento com o cliente por meio da comunicação e das redes, além de como garantir uma boa experiência de compra
Após um 2024 marcado pela retomada das vendas — com crescimento tanto no varejo físico quanto no digital —, as projeções para a Black Friday deste ano são otimistas, mas exigem preparo por parte dos lojistas, uma vez que juros altos, inflação sob pressão e aumento da inadimplência seguem como entraves para o consumo. O sucesso na data dependerá da capacidade do empresário de planejar e ajustar as estratégias de compras, estoques e divulgação.
“Nós temos uma expectativa positiva para este segundo semestre, mas o empresário precisa saber trabalhar a data”, destaca Thiago Carvalho, assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). “No ano passado, o varejo digital cresceu 10% e o físico, 16%. Esses números mostram que há espaço para resultados expressivos, desde que se planeje com antecedência. O ideal é iniciar esse processo até 90 dias antes, pesquisando produtos, negociando com fornecedores e definindo estratégias”, enfatiza.
O episódio do mesacast FecomercioSP Orienta também traz dicas práticas: invista na comunicação direta com o cliente, aproveite as redes sociais para fortalecer o relacionamento e mantenha atenção à experiência de compra — do pré ao pós-venda. Carvalho lembra ainda que a Black Friday se estende cada vez mais, com a chamada “Black November”, e que quem se programa para o mês todo costuma ter um desempenho ainda melhor.
Para entender as tendências e preparar a sua empresa para um dos períodos mais importantes do varejo, assista à conversa completa.