Negócios
17/04/2025Confira as situações que obrigam o MEI a declarar o IRPF 2025
‘Expresso MEI’ esclarece regras que enquadram o empreendedor nos requisitos da Receita Federal

Sai ano, entra ano, em abril sempre surge a dúvida: o Microempreendedor Individual (MEI) é obrigado a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)? Bem, depende. O boletim Expresso MEI deste mês esclarece essa dúvida comum, mas que pode trazer enormes prejuízos se houver equívocos no entendimento das regras.
O simples fato de ser MEI não o obriga (nem o desobriga) automaticamente a enviar a declaração, mas alguns fatores podem inseri-lo na lista dos contribuintes que precisam prestar contas à Receita Federal.
Baixe gratuitamente o Expresso MEI de abril
Ainda sobre mudanças importantes, a edição explora as novas exigências na Nota Fiscal eletrônica (NF-e) para empreendedores do Comércio, com a inclusão do novo Código de Regime Tributário (CRT) e a obrigatoriedade de informar os Códigos Fiscais de Operações (CFOPs).
Quer vender mais nos próximos dias? O boletim desta edição traz dicas infalíveis para impulsionar produtos e serviços pelo Instagram, utilizando as ferramentas Reels e Stories. Confira ainda: com a proximidade da Páscoa também abrindo oportunidades para as empresas incrementarem as vendas, um passo a passo exclusivo para aproveitar a festividade.
Por fim, Kelly Carvalho, assessora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), explica todos os benefícios do pagamento via PIX por aproximação, que já está disponível.
Baixe gratuitamente o Expresso MEI de abril
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Legislação
Dúvidas sobre a declaração do IRPF? Boletim traz todas as regras
‘Tome Nota’ orienta contribuintes e contadores sobre as novidades no envio, que deve ser feito até 30/05
-
Legislação
Novo PIX por aproximação facilita as suas transações diárias
LegislaçãoFederação defende ampliação do teto do Simples Nacional
NegóciosVai empreender? Escolha o modelo de negócio ideal: próprio ou franquia