Negócios
14/10/2022Expresso MEI: retentativas de cartão recusado pode gerar prejuízos ao estabelecimento
Confira também dicas de como o TikTok pode alavancar as suas vendas
A insistência no uso do cartão recusado em uma mesma compra pode gerar prejuízo ao negócio. A negativa de um pagamento é muito comum e acontece por diversos motivos, seja por falhas de conectividade da maquininha, seja por limite excedido no banco, seja por informações inseridas de forma incorreta. Ainda assim, caso insista na operação, o comerciante poderá ser taxado, mesmo que não tenha responsabilidade pela recusa. A possibilidade consta no Normativo 21 da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que especifica os casos que podem ou não passar por retentativa. O tema é o principal assunto do Expresso MEI de outubro.
Outro destaque do boletim é a Black Friday, que, neste ano, acontecerá durante a Copa do Mundo. Por isso, a estratégia para a data deve ser bem planejada. A edição deste mês traz as melhores opções de canais para vender produtos e serviços no período, além de ações de publicidade para engajar o público.
Veja também:
Sabia que o TikTok pode ser uma ótima ferramenta para fortalecer as vendas do seu negócio? Confira, na publicação da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), dicas para o Microempreendedor Individual (MEI) se aproximar dos clientes pelo aplicativo e, ainda, alavancar a marca.
Ainda, na seção “Pergunte ao Consultor”, Sarina Manata, assessora jurídica da Federação, esclarece se o MEI deve emitir NF-e nas vendas pelo PIX.
O Expresso MEI ganhou novo formato para uma melhor experiência em smartphones. Veja aqui como acessar o conteúdo completo.
Gestão eficiente para a sua empresa
Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.