Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP discute capacitação de trabalhadores em período de transformação digital; participe

Evento será realizado no dia 24 de março, na sede da Federação

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP discute capacitação de trabalhadores em período de transformação digital; participe
Evento vai abordar a necessidade de os trabalhadores acompanharem a tecnologia nas atividades exercidas, bem como as importâncias da modernização e do avanço de legislações sobre o assunto (Arte: TUTU)

A capacitação e a qualificação dos empregados em meio a um ambiente de trabalho cada vez mais digital é tema central do evento marcado para o dia 24 de março, a partir das 9h, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Trabalho do Presente e do Futuro: Capacitação em Tecnologias Digitais vai reunir os empresários, os especialistas, as autoridades e os formadores de opinião que já estão lidando com a modernização impulsionada pela digitalização.

O evento, organizado pelos conselhos de Emprego e Relações do Trabalho (CERT) e de Economia Digital e Inovação (CEDI), ambos da FecomercioSP, é gratuito.

Painéis

Após a abertura do evento – que ficará a cargo de Ivo Dall’Acqua Júnior, vice-presidente da FecomercioSP –, Andriei Gutierrez, presidente do CEDI, e Felipe Prado, especialista em cibersegurança, falarão da transformação digital e dos desafios para a qualificação.

No primeiro painel, Cristiano Kruel, da StartSe, e Silvia Bassi, da The Shift, vão analisar as melhores práticas do setor privado: as novas competências digitais no mundo profissional.

O que tem sido feito pelo ensino profissionalizante será o assunto principal do segundo painel, com Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo, e Emilena Lorenzon Bianco, vice-diretora superintendente do Centro Paula Souza.

Vão encabeçar os debates do terceiro painel, sobre as políticas públicas relacionadas ao tema, Sérgio Sgobbi, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom, e Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio (CNC). José Pastore, presidente do CERT, será o responsável pelo encerramento do encontro.

Urgência no debate

O evento tem o objetivo de abordar a necessidade de os trabalhadores acompanharem a tecnologia nas atividades exercidas, bem como as importâncias da modernização e do avanço de legislações sobre o assunto. Os temas são, inclusive, recorrentes em debates na Federação graças à incorporação cada vez maior de palavras como “digital”, “metaverso” e “Inteligência Artificial (IA)” no vocabulário e nas ações de consumidores e empresários.

“As tecnologias digitais garantem uma extensão da memória e do raciocínio humanos. O seu domínio é condição para sobrevivência e desenvolvimento. É da responsabilidade de toda as instituições apoiar e promover iniciativas para a capacitação das pessoas nas tecnologias digitais. Esta é a principal razão deste seminário patrocinado pela FecomercioSP”, destaca Pastore, que ainda enfatiza: “Foi-se o tempo que a educação digital era uma opção para os empresários e seus colaboradores. Hoje, é a mais necessária condição para a sua sobrevivência e crescimento”.

Segundo Andriei Gutierrez, presidente do CEDI, “a transformação digital se acelerou com a pandemia e já está exigindo novas competências dos funcionários, como saber manejar as aplicações digitais que têm se tornado essenciais nas atividades cotidianas”. Neste contexto, ele reforça que “seria de grande relevância que se avance num grande debate nacional unificado em torno da qualificação em competências digitais, a fim de alavancar a inovação e a competitividade das empresas e, ao mesmo tempo, garantir a inclusão dos trabalhadores.”

Serviço

O Trabalho do Presente e do Futuro: Capacitação e Tecnologias Digitais
Data: 24 de março
Horário: a partir das 9h
Local: FecomercioSP – Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Evento híbrido
Mais informações e inscrições aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)