Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP e Secretaria de Negócios Internacionais de São Paulo debatem medidas para facilitar comércio exterior para empresas

Federação foi recebida pela comitiva do secretário Lucas Ferraz para tratar, dentre outros pontos, da criação de um comitê paulista para simplificar o comércio

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP e Secretaria de Negócios Internacionais de São Paulo debatem medidas para facilitar comércio exterior para empresas
Estado deve buscar a formatação de um ambiente de negócios com processos menos burocráticos (Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) foi recebida pelo atual secretário de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, Lucas Ferraz, para o detalhamento dos planos de gestão do governo voltados à internacionalização das empresas paulistas, bem como à desburocratização de procedimentos. 

Na reunião, o presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação, Rubens Medrano, explicou o trabalho realizado pelo Conselho e pela Fecomercio Internacional para apoiar as empresas que buscam novos mercados. E, ainda, pôs a Entidade à disposição para novas iniciativas em prol do auxílio às empresas que atuam ou buscam atuar no comércio exterior.  

O secretário Ferraz corroborou a atuação da Federação. Ele também elencou alguns projetos que estão na agenda de sua gestão, tais como:

- a adoção de ações voltadas às promoções comerciais e de atração de investimentos, com atuação conjunta com escritórios internacionais;

- a capacitação de pequenas e médias empresas para a atuação no comércio internacional;

- a criação de um comitê paulista para a facilitação de comércio;

- a criação de um selo para Operador Econômico Autorizado (OEA) paulista;

- o retorno do Grupo RI 27, composto pelos secretários de Internacionalização dos Estados. 

Outros pontos que Ferraz abordou foram as ações nos planos educacional, inclusão social, tributário e desenvolvimento sustentável. Temas com grande destaque na agenda brasileira também foram debatidos no encontro: assinatura de acordos comerciais, participação do País na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) e modernização do Mercosul. 

De forma geral, a atuação da secretaria nos próximos anos deve buscar a formatação de um ambiente de negócios com processos menos burocráticos, de modo que a participação de empresas paulistas no comércio internacional aumente.  

O secretário Ferraz apontou ainda os avanços e projetos conquistados pelo Governo Federal quando esteve à frente da Secretaria Especial de Comércio Exterior, tais como os aprimoramentos no Portal Único, a exclusão do Siscoserv, o desenvolvimento do Global Trade Hub no âmbito da APEX e o acesso de pequenas e médias empresas ao regime especial de drawback – inclusive na compra de serviços. Tais projetos compõem várias das bandeiras da FecomercioSP por desburocratização. 

Ferraz já esteve em reunião na FecomercioSP em 2022 – realizada pelo Conselho de Relações Internacionais com a presença das empresas integrantes –, quando liderava a Secretaria de Comércio Exterior, do antigo Ministério da Economia. 

A FecomercioSP se colocou à disposição para apoiar projetos que beneficiem o empresariado e gerem renda e competitividade ao Estado. 

Além dos representantes da FecomercioSP e do secretário Lucas Ferraz, estiverem pressentes o secretário executivo de Relações Internacionais no Estado, embaixador Affonso Massot; o subsecretário de Assuntos Diplomáticos, Andrey Pereira Brito; e o assessor especial Thiago Rodrigues São Marcos Nogueira; além da equipe de imprensa da secretaria estadual.

Saiba mais

Para saber mais sobre assuntos como esse, conheça as ações do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP.

Apoio ao comércio internacional

Trabalha com importação e/ou exportação ou deseja internacionalizar a sua empresa?
Clique aqui e conheça as soluções oferecidas pela Fecomercio Internacional. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)