Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Guia completo para as vendas no 1º semestre

O calendário dos primeiros seis meses de 2025 está repleto de datas comemorativas que oferecem oportunidades de ouro para o comércio

Ajustar texto A+A-

Guia completo para as vendas no 1º semestre
Planejamento é a chave para estruturar a empresa e vendas mais no 1º semestre de 2025. (Arte: TUTU)

O comércio varejista paulista encerrará 2024 com números fortes, promovidos por um mercado de trabalho aquecido, aumento da renda disponível e expansão do crédito. Esse conjunto de fatores ampliou a capacidade de consumo das famílias e proporcionou um ano de crescimento relevante para o setor.

Por outro lado, as recentes turbulências no cenário macroeconômico, com a retomada do ciclo de alta da taxa Selic, a inflação estourando o teto da meta, o pacote de corte de gastos insuficiente, a taxa de câmbio rompendo a barreira dos R$ 6 e, no cenário internacional, a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, trazem uma série de incertezas para o ano de 2025.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicadores antecedentes produzidos mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) na capital paulista, já têm apontado um comportamento mais desconfiado e cauteloso dos consumidores.

Nesse contexto, é importante que as empresas já tracem imagináveis cenários — pessimista, provável e otimista —, antecipando respostas a possíveis problemas que ocorram na operação. Além disso, o planejamento e a definição de estratégias para feriados e datas comemorativas para alavancar as vendas são fundamentais.

Para ajudar no planejamento das vendas do comércio no primeiro semestre, mesmo diante de dúvidas, os especialistas da FecomercioSP destacaram as principais datas comemorativas dos primeiros seis meses de 2025.

Com ações estratégicas e campanhas de vendas, os empresários podem utilizar as ferramentas disponíveis, como as redes sociais, como forma de divulgar os produtos e levar informação aos clientes, aumentando o engajamento e o número de seguidores.

Nesse calendário, as empresas poderão encontrar datas relacionadas aos setores de Saúde, Entretenimento, Turismo etc. Confira, a seguir, as principais oportunidades.

Embora a conjuntura econômica para o ano que vem imponha desafios significativos, o comércio varejista paulista tem a oportunidade de demonstrar resiliência e criatividade. Com planejamento estratégico, foco no cliente e aproveitamento inteligente das datas comemorativas, as empresas podem transformar incertezas em alavancas de crescimento.

A adaptação rápida a mudanças, aliada ao uso eficiente das ferramentas digitais e à análise constante de indicadores de mercado, será primordial para lidar com ventos contrários e aproveitar as oportunidades que o novo ano trará.

Gestão eficiente

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça a Fecomercio Lab — plataforma dedicada aos associados com produtos e serviços exclusivos, além de orientações e dicas para desenvolver diferentes negócios. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)