Índice de Expansão do Comércio
Indicador aponta ambiente mais otimista e propício a realização de novos investimentos
O Índice de Expansão do Comércio no Município de São Paulo – IEC, avançou 3,2% ao passar de 110,0 pontos em setembro para 113,5 pontos em outubro. É a terceira alta consecutiva e o maior patamar desde dezembro de 2022. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador registrou alta de 4,8%. O IEC é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). O IEC de outubro mostra os empresários mais confiantes em expandir o nível de investimentos em seus negócios. O resultado já era esperado, considerando a sazonalidade positiva do último trimestre do ano, melhor período de vendas para o setor, além de outros fatores como ganhos reais de renda do consumidor, mercado de trabalho aquecido e inadimplência menor em relação ao ano passado.
.
Sobre
O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.
Como é obtido
A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.
Utilidades
A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados
Empresários paulistanos estão mais cautelosos
Pesquisa da FecomercioSP avalia que a perspectiva sobre contratações e novos investimentos recuou 1,8%