Economia
19/02/2016Corte no orçamento é fundamental, mas, para crise acabar, é preciso medidas mais complexas
Para a FecomercioSP, é necessário avançar em reformas estruturais, redução da máquina pública e aumentos da eficiência e da qualidade dos serviços prestados à população
Diante da falta de um plano consistente de ajuste fiscal e do cenário de instabilidade política, o governo federal anunciou hoje um corte de R$ 23,4 bilhões no orçamento de 2016. Para a FecomercioSP, a medida é necessária, mas não será ela, somada à volta da CPMF e a medidas de estímulo ao crédito, que conseguirá reverter o atual quadro, cada vez mais grave e desanimador.
No atual cenário, é quase certo que o governo não conseguirá cumprir a meta de 0,5% de superávit primário estabelecida para 2016. A tendência de expansão das despesas públicas é estrutural, enquanto as receitas recuam aceleradamente por causa da retração acentuada da atividade econômica.
A Federação aponta que é imprescindível avançar em reformas estruturais, como a da Previdência – com estabelecimento de idade mínima para a aposentadoria, por exemplo –, e a desvinculação das receitas da União. É urgente também um projeto de reforma do Estado que busque a redução da máquina pública e os aumentos da eficiência e da qualidade dos serviços prestados à população.
No caso do setor de comércio e serviços, o cenário já é ruim em razão principalmente da falta de confiança de empresários e consumidores. Os primeiros não sentem confiança suficiente para realizar investimentos e os consumidores estão preferindo guardar seu dinheiro e quitar dívidas em vez de consumir. A entidade destaca que todas as variáveis que influenciam o movimento do comércio apresentam um quadro negativo, como a renda em queda, desemprego aumentando e a inflação alta.
A Entidade entende que ou se começa a atacar a raiz do problema (que é fiscal) ou teremos que continuar a conviver com uma crise sem precedentes, e sem data para terminar.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/corte-no-orcamento-e-fundamental-mas-para-crise-acabar-e-preciso-medidas-mais-complexas
Notícias relacionadas
-
Legislação
Parcelamento do ICMS: medida apoia finanças do empresário
Medida é importante para auxiliar empresários a equilibrar as finanças de fim e de começo de ano
-
Negócios
Loja do Futuro apresenta a evolução do varejo na FE24
ImprensaVolta do horário de verão traz benefícios, mas requer planejamento das empresas