Economia
01/02/2016Surpreender o consumidor pode alavancar vendas no Carnaval
Promoções devem ser bem pensadas para evitar prejuízos aos estabelecimentos
Segundo especialistas, é importante investir na decoração das lojas
(Arte TUTU)
Por Deisy de Assis
As datas comemorativas trazem boas oportunidades para o comércio driblar os efeitos da crise econômica, já que o consumidor está mais disposto a gastar. Para o período de Carnaval, a dica dos especialistas para garantir boas vendas é surpreender o cliente.
Oferecer preços promocionais é uma estratégia que costuma ter sucesso. Já reduzir a margem de lucro sobre as vendas pode não ser bom negócio. “Nesse caso, o elemento surpresa pode ser um brinde ou um tipo de agrado ao cliente, que, além de sair mais barato ao estabelecimento do que as promoções, fideliza o consumidor”, argumenta o professor de Marketing Estratégico da Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Arnaldo Borges.
Segundo o professor do Núcleo de Estudos em Negócios do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Roberto Nascimento, outra saída é o planejamento e as ações com os fabricantes ou fornecedores. “Pode ser desenvolvida, por exemplo, uma ação conjunta com abordagens na loja e demonstrações de produtos.”
Não poupe confetes
Investir na exposição dos produtos e na decoração da loja também é sugestão do professor Nascimento para atrair os olhares dos compradores. “Acredito que não se deve poupar confetes e serpentinas para a exposição da mercadoria.”
As comunicações visual (com cartazes) e sonora (com músicas tradicionais de Carnaval, como as marchinhas) fazem parte da estratégica, segundo o especialista.
Os produtos a serem destacados vão depender do planejamento durante a compra das mercadorias. “É fundamental pensar no que o público-alvo procura”, ressalta Borges. É interessante, também, dar destaque a linhas de produtos mais econômicas, que têm ganhado a preferência do consumidor.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/surpreender-o-consumidor-pode-alavancar-vendas-no-carnaval
Notícias relacionadas
-
Economia
Entre Estado e mercado: confira os dilemas das privatizações
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, pesquisador do Insper reflete sobre os dilemas das privatizações e das relações entre o público e o privado no País
-
Negócios
Cenário econômico deixa Black Friday mais atrativa
EditorialDeportar imigrantes dá certo? Veja o artigo de José Pastore
NegóciosDicas imbatíveis para vender mais na Black Friday 2024