Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Carta de conjuntura apresenta momentos definidores da economia brasileira e mundial

Com análises da FecomercioSP, publicação avalia cenários nacional e internacional para apoiar a tomada de decisão nos negócios

Ajustar texto A+A-

Carta de conjuntura apresenta momentos definidores da economia brasileira e mundial
“O cenário brasileiro é positivo para a produção e vendas no fim do ano, mas a elevação de custos financeiros e salariais pressionam as margens da economia. É por isso que 2025 será mais desafiador, com corte de gastos públicos e elevação das taxas de juros desacelerando o ritmo da atividade econômica”, destaca Antonio Lanzana, presidente do Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política (Arte: TUTU)

Em mais uma ação voltada para a melhoria do ecossistema dos negócios, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) reúne mensalmente as análises e a expertise dos especialistas do Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política a fim de apoiar as empresas sobre as perspectivas econômicas em curto e médio prazos.

A Carta de Conjuntura traz os mais importantes indicadores e expectativas de diferentes setores econômicos para apoiar os empresários em aspectos essenciais como investimentos e novas contratações.

Momento econômico

No Brasil, o cenário positivo, com emprego e renda real em alta, está gerando um excesso de demanda que permanece no radar do Banco Central. Além disso, o mercado espera, com ansiedade, pelo pacote de ajuste fiscal prometido pelo governo. A expectativa já dura pelo menos duas semanas — e os efeitos para o País estão sendo sentidos.

Na conjuntura internacional, a vitória de Donald Trump, nos Estados Unidos, tem um potencial perigoso, porque todas as propostas econômicas que o presidente eleito fez até agora são altamente inflacionárias.

Esses apontamentos estão mais detalhados na Carta de Conjuntura de novembro do Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política. Acesse aquie fique por dentro.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)