Economia
20/12/2024Carta de Conjuntura de dezembro destaca os impactos da alta dos juros e do ajuste fiscal
O ano de 2025 será desafiador por causa das incertezas internas e externas, com redução no ritmo de crescimento da economia; confira a análise dos especialistas da FecomercioSP para planejar o próximo ciclo do seu negócio

O câmbio do dólar pode piorar? A inflação vai subir? Quais são as perspectivas internacionais, com o retorno de Donald Trump à Casa Branca? E quais são os desfechos do acordo entre o Mercosul e a União Europeia – um dos principais pleitos defendidos pela FecomercioSP, por abranger mais de 700 milhões de pessoas e concentrar cerca de 25% do PIB Mundial?
Essas respostas, e muito mais, estão destacadas na edição da Carta de Conjuntura de dezembro da FecomercioSP. Veja a avaliação do Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política (CSESP), e as perspectivas econômicas para 2025.
A publicação traz os mais importantes indicadores e expectativas de diferentes setores econômicos para apoiar os empresários em aspectos essenciais como investimentos e novas contratações.
“A atividade econômica continua muito forte neste final de ano, mas 2025 será um período desafiador por causa das incertezas internas e externas. É esperada, sobretudo, uma redução no ritmo de crescimento da economia, por causa da alta dos juros e do menor impacto fiscal”, reitera Antonio Lanzana, presidente do Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Economia
Tarifas de Trump ameaçam Brasil pelos juros
Após quase um mês da imposição de tarifas sobre boa parte dos países ocidentais, incluindo o Brasil, o principal risco à economia nacional não está nas medidas em si, mas nos efeitos que estas terão nos Estados Unidos
-
Economia
PIB cresce 3,4% em 2024; veja a avaliação da Federação
EconomiaCarta de Conjuntura: economia brasileira dá primeiros sinais de desaceleração
EconomiaEmbora relativamente baixo, aumento do IPCA não reflete boas notícias