Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Ceará tem dois finalistas no 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Participantes concorrem a título de capitalização no valor de 15 mil reais

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 11 de abril de 2014 - Com dois projetos classificados, o Ceará está entre os Estados finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Os trabalhos que garantiram a classificação para a última etapa fazem parte da categoria Reportagem Jornalística/Impresso. Representada pelo jornalista Melquíades Júnior, do Diário do Nordeste, a matéria "Viúvas do veneno" traz a realidade de pessoas que convivem com impactos da utilização de agrotóxico nas regiões rurais. Outra dura realidade, dos catadores de lixo, foi também exposta pela jornalista do mesmo veículo, Maristela Crispin, na reportagem "Nós do lixo". 
 
Em sua reportagem especial para o Diário do Nordeste, Melquíades mostrou uma possível relação entre o uso intensivo e crescente de agrotóxicos nas plantações da região da Chapada do Apodi - entre o Ceará e o Rio Grande do Norte - e o crescimento de casos de câncer entre os trabalhadores rurais. O jornalista acompanhou por mais de sete anos a vida de várias comunidades e, em vista do cenário, buscou teses universitárias, pesquisas e estudos de entidades, como a Fiocruz e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre o impacto causado pela contaminação direta no trabalhador e também a contaminação que se dava por água, por terra e por ar. Em seu levantamento, mencionou números surpreendentes de casos de óbito e de consumo de agrotóxico no Brasil. Os impactos de seu uso excessivo o fizeram partir em busca de toda a cadeia que movimenta o setor para uma compreensão mais aprofundada: quem fabrica, quem vende e quem aplica. Durante a produção do especial, presenciou de perto as vítimas que  deixavam suas famílias e, assim, voltou seu foco para os relatos das "viúvas do veneno", com histórias de luta e de superação. A qualidade e consistência do seu trabalho jornalístico lhe rendeu destaque como finalista do prêmio. 
 
Concorrendo na mesa categoria, a jornalista Maristela Crispim apresenta a reportagem "Nós do lixo", publicada no Diário do Nordeste, na qual descreve a dura realidade encontrada nos lixões de 12 cidades do Ceará. 

Em agosto de 2013, a um ano da entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que propõe o fim dos lixões, a ideia da reportagem era ressaltar a ausência de políticas públicas, a desorganização, a falta de educação ambiental nas escolas e até a falta de hábito do brasileiro, que ainda não possui a cultura da reciclagem. Além de retratar o abandono em que vivem os catadores e apontar as dificuldades para a aplicação da PNRS na data prevista, Maristela aponta alternativas como o uso do lixo como fonte de energia (biomassa); o investimento no potencial da reciclagem, que gera emprego e mostra a viabilidade econômica dos resíduos sólidos; e a discussão sobre o impacto da implantação de consórcios na vida dos trabalhadores dos lixões. 
 
Em sua quarta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), conquistou um dos seus melhores resultados. Mesmo com um período menor de inscrições - já que a partir desta edição o prêmio tornou-se anual - o volume de inscritos cresceu e a iniciativa consolidou-se nacionalmente, com a participação de 21 Estados brasileiros, em relação aos 19 do ano anterior. O número de municípios participantes quase dobrou, de 56 na edição anterior para 91 neste ano. No total, foram 278 inscritos e 46 finalistas. 
 
A cerimônia de premiação será conduzida pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e contará com a presença de profissionais do comércio e da indústria, empresários, estudantes, representantes de órgãos públicos, imprensa e especialistas do setor. A data do evento será anunciada em breve.
 
O principal critério avaliado é a inovação, tema central da proposta. Também fazem parte da avaliação os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pelo Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade no Varejo da Fundação Dom Cabral.
 
 
Princípios do Varejo Responsável
São constituídos por 16 elementos construídos como resultado dos trabalhos de pesquisa e de validação de conteúdo realizados pelo Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, e que representam uma sugestão de conduta a ser adotado pelas empresas em suas práticas sustentáveis. Confira no site oficial do prêmio www.fecomercio.com.br/sustentabilidade os detalhes de cada um dos 16 Princípios do Varejo Sustentável.

Fechar (X)