Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Cidades do interior do Estado de São Paulo se mobilizam para fortalecer o turismo

Programa de desenvolvimento do segmento em regiões paulistas tem o apoio da FecomercioSP

Ajustar texto A+A-

Cidades do interior do Estado de São Paulo se mobilizam para fortalecer o turismo

A iniciativa visa promover maior diálogo entre os envolvidos na cadeia do turismo
(Foto: Débora Klempous)

As cidades do interior paulista iniciaram uma ação de regionalização e desenvolvimento do turismo com a proposta de estimular o potencial dos municípios no segmento com planejamento e integração. O programa foi criado pelo Senac-SP, tem apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e é realizado em parceria com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). 

A iniciativa busca unir poder público e empresas nessa empreitada e promover o diálogo entre os envolvidos na cadeia do turismo, visando a prática de ações de melhoria da região em questão. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP e coordenador da área de Desenvolvimento Social do Senac-SP, Jorge Duarte, comenta que essa bandeira da regionalização foi levantada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. “Os países não conseguem controlar a especulação financeira e a saída identificada foi trabalhar de forma regional, reunindo comunidades, poder público e iniciativa privada.” 

Segundo o gerente-executivo da Aprecesp, Fernando Zuppo, o Estado de São Paulo possui diversas oportunidades a serem exploradas. "Vimos a necessidade de maior envolvimento dos municípios”, disse ele, que ressaltou o turismo como um fator de desenvolvimento econômico e social importante para ajudar o Brasil a sair da crise.

Projeto-piloto 

A Serra do Itaqueri foi pioneira no projeto. A região compreende os municípios de Águas de São Pedro, Brotas, São Pedro, Torrinha, Itirapina, Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Piracicaba, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição e Santa Maria da Serra. No local foi feito um levantamento do potencial turístico das cidades, avaliação dos atrativos, criação de circuitos e roteiros integrados e divulgação. 

Jorge Duarte acredita que falta ainda maior participação dos sindicatos. "Os sindicatos locais representam empresas do comércio e serviços fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística. O comércio precisa estar presente no planejamento do desenvolvimento da região onde atua.” 

Mas, os resultados já obtidos são positivos e geram a expectativa que até o fim do ano aproximadamente 80 municípios estejam envolvidos no processo de regionalização do turismo, de melhoria da infraestrutura e da qualidade do seu serviço.

Fechar (X)