Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Comércio pode divulgar serviço de coleta de eletroeletrônico em domicílio para atingir metas do sistema de Logística Reversa

Serviço atende à necessidade de descarte de produtos de grande porte no Estado de São Paulo

Ajustar texto A+A-

Comércio pode divulgar serviço de coleta de eletroeletrônico em domicílio para atingir metas do sistema de Logística Reversa
Coleta em Casa atende à demanda dos municípios que ainda não contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) (Arte: TUTU)

Sob pena de multa por não cumprimento da Logística Reversa (LR) no Estado de São Paulo, agora, o comércio paulista pode contar com um novo serviço de coleta de eletroeletrônicos em domicílio para comunicar aos clientes.

Em reunião do Comitê Logística Reversa, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), na última terça-feira (23), Ademir Brescansin, gerente-executivo da Green Eletron – gestora sem fins lucrativos de LR de eletroeletrônicos e pilhas – explicou como funciona a iniciativa. O Coleta em Casa, um Programa da empresa em parceria com a GM&C, é um serviço de coleta agendada de itens domésticos que não são mais utilizados. Donos de empresas também podem solicitar a retirada, que é paga, utilizando os dados da pessoa física.

“Consumidores podem descartar aparelhos eletroeletrônicos quebrados ou sem utilidade após realizar o cadastro no site da entidade, selecionar os produtos que serão recolhidos e agendar a data para a coleta”, disse Brescansin.

Para o gerente-executivo, o Coleta em Casa atende à demanda dos municípios que ainda não contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), seja porque as metas de expansão do sistema de LR são graduais, seja porque as cidades com menos de 80 mil habitantes ainda não estão atendidas pelo sistema. Ainda, o serviço supre a demanda por descarte de produtos degrande porte pois não havia um programa específico de recolhimento para a linha branca.

O programa atende também pessoas que não podem se deslocar para descartar notebooks, refrigeradores, máquinas de lavar, impressoras, chuveiros, aparelhos de ar condicionado, tablets, celulares etc. O valor do serviço é calculado de acordo com a quantidade de materiais a serem descartados, a região e a data escolhida.

Coletores e modelos de coleta

No encontro, Brescansin ainda orientou os estabelecimentos que pretendem atuar como PEV para receber os eletroeletrônicos (EE) portáteis. Nestes casos, a Green Eletron disponibiliza, na forma de comodato, cinco modelos de coletores, do PP ao GG, sem custo algum para o comerciante, mediante contrato de parceria celebrado com a Entidade Gestora do sistema. “Atualmente, além dos PEVs, existem as campanhas de descarte realizadas em parceria com municípios, parceiros do varejo e escolas”, afirmou.

Assim, o comércio pode participar do sistema divulgando o Coleta em Casa ou aderindo ao sistema como PEV, já que lojas que vendem eletroeletrônicos são obrigadas a comprovar a participação da LR, sob pena de multa.

A FecomercioSP dispõe de uma plataforma exclusiva sobre sistemas de LR para diversos produtos. Para mais informações, acesse a página aqui.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)