Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Confiança do comerciante paulistano registra leve recuperação em outubro

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 07 de novembro de 2014 - O empresário do comércio paulistano está recuperando, aos poucos, a confiança em relação ao presente e também a disposição para realizar novos investimentos, como demonstra a alta de 2,1% do Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC). O indicador passou de 100,6 pontos em setembro para 102,6 pontos em outubro - em uma escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Contudo, na comparação com o resultado obtido no mesmo mês de 2013 (de 121,5 pontos), a variação foi negativa em 15,5%. O índice é medido mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Esta é a segunda alta mensal sucessiva (setembro e outubro) após sete quedas (fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto). Em outubro, os três quesitos que compõem o indicador registraram percepções mais otimistas.

O Índice que analisa as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), quesito que, no comparativo anual, apura a maior variação negativa do indicador, neste mês registrou alta de 4,8%, quando passou de 66,2 pontos em setembro para 69,3 pontos em outubro.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) avançou 1,6% ao passar de 138,9 pontos em setembro para 141,1 pontos em outubro. O indicador responsável em medir a propensão aos novos investimentos dos comerciantes - o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) - apresentou avanço de 0,9%: de 96,6 pontos em setembro para 97,4 pontos em outubro, ainda na área de pessimismo.

Neste mês, as empresas de menor porte colaboraram para a alta do ICEC, com elevação de 2,2% em relação ao mês anterior. No caso das empresas de maior porte, com mais de 50 empregados, houve ajuste para baixo (-6,2%). Na análise da assessoria econômica, esse ajuste parece ser apenas um acerto após exagerado crescimento no mês passado. Já em relação a 2013, a queda foi significativa para ambos os portes de empresa: variações negativas de 15,6% para pequenas, e de 11,3% para as de maior porte.

Para os economistas da FecomercioSP, apesar da leve recuperação, o desempenho positivo não deve ser suficiente para reverter totalmente a queda observada entre fevereiro e agosto deste ano. A tendência, ainda de acordo com a Federação, é de que as empresas comerciais tenham desempenho mais modesto neste Natal em comparação com 2013.

Nota metodológica
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas com 600 empresários na capital, em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Fechar (X)