Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Dicas para implantar a agenda ESG na sua empresa

Em apoio aos pequenos e médios negócios, a FecomercioSP traz um e-book especial sobre o tema

Ajustar texto A+A-

Dicas para implantar a agenda ESG na sua empresa
FecomercioSP lista medidas que podem ser aplicadas de acordo com o tamanho e a natureza do negócio (Arte: TUTU)

As práticas ESG são a nova fronteira dos desafios que pequenos e médios comerciantes enfrentam, hoje, para promover as marcas e turbinar as vendas. Além de bom atendimento e melhores preços, o consumidor está atento às ações da empresa relacionadas à sustentabilidade, à ação social e à governança corporativa. 

Para ajudar a entender melhor o conceito e seguir as práticas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) preparou uma lista de medidas que podem ser aplicadas de acordo com o tamanho e a natureza do negócio. E uma boa notícia: muitas dessas condutas já são seguidas pelo empreendedor de pequeno e médio portes! No material, há um checklist para que o comerciante possa marcar as ações que já realiza e, assim, controlar a forma como vem atendendo às práticas ESG. 

Entenda o conceito e as práticas

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (que, em português, é traduzida como Ambiental, Social e de Governança). Trata-se, portanto, de uma série de medidas que buscam o equilíbrio, a transparência e a ética nas relações com o cliente e com a sociedade como um todo. 

Apesar de o conceito parecer complexo, abarca, na verdade, padrões de ação que muitos estabelecimentos já cumprem, enquanto em outros, demandam apenas alguns ajustes. Um bom exemplo está no campo ambiental. Muitas empresas já procuram reduzir os consumos excessivos de água e energia e a geração de resíduos, bem como adotam o descarte seletivo. E, ainda, participam de Sistemas de Logística Reversa (SLRs). São atividades relativamente simples e que, além de atrair a atenção do consumidor, ajudam a reduzir custos.

Confira também dicas para se manter em dia com a documentação do estabelecimento e as atividades que geram impacto positivo a colaboradores e comunidade onde o comércio está presente. 

Clique aqui e confira todas as dicas para adaptar o seu negócio aos padrões ESG. Além disso, torne-se um associado da Federação e tenha acesso a muitos conteúdos, ferramentas exclusivas em apoio ao seu negócio e parcerias com descontos especiais. Acesse agora mesmo o Fecomercio Lab e saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)