Sustentabilidade
10/04/2014Distrito Federal é finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Participantes concorrem a título de capitalização no valor de 15 mil reais
São Paulo, 11 de abril de 2014 - Com dois projetos classificados, o Distrito Federal está entre os finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Os trabalhos desenvolvidos pela empresa Jardins Magueiral Empreendimentos Imobiliários e pela jornalista Natália de Godoy Aquino fazem parte das categorias Empresa/Grande Empresa e Reportagem Jornalística/Rádio e TV.
Um novo bairro em São Sebastião, cidade-satélite de Brasília, conta com o Programa de Desenvolvimento Comunitário da Jardins Mangueiral, que tem como objetivo manter a responsabilidade ambiental na região. O conjunto habitacional é fruto de uma parceria público-privada entre o governo e a Jardins Mangueiral Empreendimentos Imobiliários, que criaram, juntos, toda a estrutura do bairro. Com a entrega das unidades habitacionais, os moradores passaram a ser inseridos efetivamente nas ações de responsabilidade socioambiental por meio de conscientização sobre a importância da coleta seletiva; de palestras de cidadania; de oficinas de artesanato e teatro; de formação em sustentabilidade; de alfabetização de adultos; e de eventos culturais, além de outras atividades de mesmo cunho. O espaço ainda conta com um centro de inclusão digital e ambiental, com 11 computadores, acesso a internet e dois professores que lecionam para a comunidade. Até o término das obras, a ideia era de que todos os moradores já tivessem passado pelo programa para terem condições de dar prosseguimento às atividades.
Na categoria Reportagem Jornalística/Rádio e TV, a jornalista Natália Godoy apresentou a série de três reportagens "Lixo, do problema à solução". Transmitido inicialmente na programação da rádio BandNews FM de Brasília em agosto do ano passado, o especial mostra a realidade da produção de resíduos no País e como é possível lucrar com o que hoje é descartado. De acordo com o documentário, há uma perda econômica estimada em cerca de R$ 8 bilhões ao ano pelo não reaproveitamento de material potencialmente reciclável. A ideia da jornalista, que concorre à etapa final da premiação, foi realmente mostrar que o lixo pode ser também uma fonte de riqueza.
Em sua quarta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), conquistou um dos seus melhores resultados. Mesmo com um período menor de inscrições - já que a partir desta edição o prêmio tornou-se anual - o volume de inscritos cresceu e a iniciativa consolidou-se nacionalmente, com a participação de 21 Estados brasileiros, em relação aos 19 do ano anterior. O número de municípios participantes quase dobrou, de 56 na edição anterior para 91 neste ano. No total, foram 278 inscritos e 46 finalistas.
A cerimônia de premiação será conduzida pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e contará com a presença de profissionais do comércio e da indústria, empresários, estudantes, representantes de órgãos públicos, imprensa e especialistas do setor. A data do evento será anunciada em breve.
O principal critério avaliado é a inovação, tema central da proposta. Também fazem parte da avaliação os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pelo Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade no Varejo da Fundação Dom Cabral.
Princípios do Varejo Responsável
São constituídos por 16 elementos construídos como resultado dos trabalhos de pesquisa e de validação de conteúdo realizados pelo Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, e que representam uma sugestão de conduta a ser adotado pelas empresas em suas práticas sustentáveis. Confira no site oficial do prêmio www.fecomercio.com.br/sustentabilidade os detalhes de cada um dos 16 Princípios do Varejo Sustentável.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/distrito-federal-e-finalista-do-4o-premio-fecomercio-de-sustentabilidade