Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Efetivação da política econômica melhora ambiente para renda variável

Novo cenário abre perspectiva para investir nos setores elétrico, de infraestrutura e na Petrobras

Ajustar texto A+A-

Efetivação da política econômica melhora ambiente para renda variável

Antes na casa dos 40 mil pontos, Ibovespa subiu para próximo dos 60 mil pontos nos últimos seis meses
(Arte/TUTU)

A efetivação do governo Temer trouxe consigo uma sinalização de que mudanças devem ser feitas na economia do País. Entre este ano e o próximo, são esperadas reformas no sistema previdenciário, na legislação trabalhista e na política fiscal, com aprovação de um teto para os gastos públicos.

Antes mesmo de qualquer aprovação, o mercado começa a se movimentar em função das expectativas entre os agentes econômicos, de forma que os efeitos positivos se antecipem às efetivas reformas em negociação. Portanto, as estratégias de negócios e de investimentos, neste novo cenário, devem mudar.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a renda fixa, embora ainda atraente, terá seu grau de “sedução” de investidores reduzido gradativamente, em razão do provável início do ciclo de queda da taxa Selic, que se refere aos juros básicos da economia, em outubro deste ano.

Com o crédito mais barato no mercado, as empresas encontram um ambiente mais favorável para planejar a expansão dos negócios e retomar os projetos.

Dessa maneira, investir no setor produtivo diretamente, com participação ativa na empresa, ou indiretamente, mediante aplicação financeira, se torna mais promissor do que nos últimos cinco anos. Entre essas opções, o mercado de ações é o mais recomendado para quem procura liquidez no curto prazo.

A mudança de cenário também abre uma oportunidade para investir no setor elétrico, nas companhias de infraestrutura e na Petrobras. O governo tem demonstrado vontade de sanear o setor de energia, o qual inclui a petroleira.

Há seis meses, a Assessoria Econômica da FecomercioSP identificou a oportunidade para investir em renda variável. Quem aproveitou viu o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo, saltar de aproximadamente 40 mil pontos para quase 60 mil pontos.

A Entidade acredita que mais um salto, ainda que não de imediato, seja dado no valor de empresas de capital aberto em função da melhoria do ambiente para investimentos nos próximos dois anos.

Fechar (X)