Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Empresários estão mais otimistas em São Paulo, mas ainda segurando investimentos, mostra FecomercioSP

Cenário econômico eleva expectativas com resultados positivos em 2024, embora injeção de recursos nos negócios permaneça estável

Ajustar texto A+A-

Empresários estão mais otimistas em São Paulo, mas ainda segurando investimentos, mostra FecomercioSP
O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que mede o quanto os players do setor estão dispostos a injetar recursos nos negócios, caiu 2%, apontando que os empresários estão segurando recursos (Arte: TUTU)

Após a queda no fim do ano passado, o nível de confiança do empresariado paulistano seguiu melhorando em fevereiro, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador cresceu 2% em relação a janeiro, passando de 108 pontos, no primeiro mês do ano, para 110,2 pontos, em fevereiro [gráfico 1]. É o maior resultado desde outubro de 2023, às vésperas da Black Friday, quando o ICEC estava na casa dos 117,2 pontos. 

A melhora da conjuntura econômica, diante do ciclo de redução dos juros, assim como a inflação e o endividamento em queda, colabora para deixar os empresários mais otimistas. Além disso, há uma grande expectativa de aumento nas receitas para o setor do Comércio em 2024, motivado pelos resultados do ano passado. 

Na comparação com fevereiro de 2023, porém, o indicador caiu 1,9%, o que sinaliza que, no começo do ano passado, as expectativas estavam ligeiramente mais altas. 

[GRÁFICO 1]

ÍNDICE DE EXPANSÃO DO COMÉRCIO (ICEC)

Série histórica (12 meses)

Fonte: FecomercioSP 

Se alguns números que conformam o ICEC reforçam esse aumento da confiança, como o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) — que mensura a realidade presente do empresariado e subiu significativamente (7,2%), passando de 86,1 pontos, em janeiro, para 92,2 pontos, neste mês, ou mesmo a percepção de avanço da economia brasileira (3,6%) —, outros apontam um cenário ainda de cautela.  

O Indicador de contratação de funcionários, por exemplo, ressecou 1,3% em fevereiro, com uma retração ainda mais relevante (-3,8%) na comparação com o mesmo mês do ano passado. No auge do índice, em julho passado, estava na casa dos 119,7 pontos — enquanto, hoje, está em 113,3 pontos, uma queda de 5,3% [gráfico 2]. 

[GRÁFICO 2]

INDICADOR DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS (IC)

Série histórica (12 meses)


Fonte: FecomercioSP 

Da mesma forma, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que mede o quanto os players do setor estão dispostos a injetar recursos nos negócios, caiu 2%, apontando que os empresários estão segurando recursos. O nível de investimentos das empresas confirma essa conjuntura, com reduções de 1,5%, na comparação mensal, e de 2,7%, na anual. 

ESTOQUES INADEQUADOS

Os empresários paulistanos também seguem receosos quanto ao fluxo dos estoques no início de ano. O índice de Estoques (IE) recuou 0,3%, ao passar de 117,6 pontos, em janeiro, para 117,3 pontos, em fevereiro. No entanto, em comparação a fevereiro do ano passado, o indicador avançou 5%. Ainda assim, a proporção dos empresários que relatam estoques adequados segue maior do que os que alegam inadequação: 56,8% contra 24,7%, respectivamente.  

Segundo a FecomercioSP, o ano começou com otimismo, apesar de pedir certa cautela. A Federação orienta que os empresários se planejem para as incertezas econômicas, criem boas estratégias de vendas e façam uma gestão inteligente dos estoques para aumentar as receitas. Optar por liquidações, por exemplo, é uma boa forma de reduzir o volume de produtos com boas conversões. Isso aumenta as receitas e abre espaço para realizar novos investimentos. 

BOLETIM DE INVESTIMENTOS | PRINCIPAIS INDICADORES

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO (ICEC)

PONTUAÇÃO

(%) VARIAÇÃO JAN/FEV

(%) VARIAÇÃO 

FEV23 – FEV24 

110,2

2

-1,9

ÍNDICE DE EXPANSÃO DO COMÉRCIO (IEC)

PONTUAÇÃO

(%) VARIAÇÃO  JAN/FEV

(%) VARIAÇÃO 

FEV23 – FEV24 

103,8

-1,4

-3,3

ÍNDICE DE ESTOQUES (IE)

PONTUAÇÃO

(%) VARIAÇÃO JAN/FEV

(%) VARIAÇÃO 

FEV23 – FEV24 

117,3

-0,3

5


Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)