Negócios
15/01/2014Empresas se sentem ameaçadas com tendência do BYOD
Apesar disso, apenas 38% das companhias usam soluções de segurança.
A prática de usar dispositivos móveis pessoais no trabalho, o Bring Your Own Device (BYOD), tem sido vista como uma ameaça frequente entre a maioria das empresas, segundo apontou a Pesquisa de Riscos Globais de Segurança Corporativa de TI de 2013, realizada com empresas de 24 países, pela B2B International em colaboração com a Kaspersky Lab.
A preocupação das empresas não é à toa. O estudo mostrou que 21% das companhias da América Latina informaram ter perdas de dados críticos por conta do uso indevido dos dispositivos no trabalho.
Apesar do temor, são poucas as ações introduzidas pelas companhias para evitar a prática. Apenas 38% delas utilizam soluções antivírus para proteger a rede corporativa e só 20% usam soluções de gerenciamento de dispositivos móveis.
O levantamento mostrou que o Japão expressa a maior preocupação com a tendência, sendo considerada ameaça para 93% das corporações. Na América do Norte, foram 69% das empresas, seguida por 65% no Oriente Médio, 62% na Europa Ocidental e 60% na América Latina. A Rússia foi o país a apresentar a menor preocupação, com 57% das empresas reconhecendo a ameaça do BYOD.
Apesar do receio significativo, 34% das empresas entrevistadas não acreditam que medidas proibitivas reduziriam a prática no trabalho. Ainda assim, 23% das companhias pretendem impor restrições, acima dos 22% de um ano antes, enquanto 5% informaram que serão severas, superior aos 4% de 2012. Do total de companhias, 31% indicaram que planejam incentivar o BYOD, chegando a 39% na América Latina.
Fonte: Decision Report
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/empresas-se-sentem-ameacadas-com-tendencia-do-byod