Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

ESG: comprometimento com agenda vai proporcionar cada vez mais valor de mercado à empresa

Alexsandra Ricci, da FecomercioSP, mediou os painéis do evento de lançamento da Prática Recomendada ABNT PR 2030 – ESG, organizado pela CNC

Ajustar texto A+A-

Ouvir Texto:

00:00 00:10
ESG: comprometimento com agenda vai proporcionar cada vez mais valor de mercado à empresa
Nesse contexto, é importante ter cuidado no momento do mapeamento dos riscos em relação aos aspectos dessa agenda (Arte: TUTU)

Os resultados ambientais, sociais e econômicos já ditam o valor de mercado das empresas, como foi exposto nas palestras do evento de lançamento da Prática Recomendada ABNT PR 2030 – ESG, na quinta-feira (22), no Rio de Janeiro. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) tem estado à frente de debates sobre o tema e, por isso, apoiou e participou do encontro organizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Alexsandra Ricci, assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade e do Comitê ESG da FecomercioSP, mediou os painéis do evento e ressaltou que o foco em implementar práticas ligadas às questões ambientais, sociais e de governança caminha para estar cada vez mais presente na cultura empresarial.

LEIA MAIS SOBRE O LANÇAMENTO DA PRÁTICA ABNT PR 2030 – ESG


“Nesse contexto, é importante ter cuidado no momento do mapeamento dos riscos em relação aos aspectos da agenda ESG, fazendo a medição e monitoramento adequados para evitar o greenwashing e o socialwashing”, disse Alexsandra, referindo-se ao reporte de dados e informações que não refletem a realidade praticada pela empresa, como a “mentira verde”.

Para Júlio Vieira Neto, professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), a adoção da agenda ESG precisa partir do pressuposto de que questões ambientais são também econômicas. "Atualmente, os investidores entendem como a sustentabilidade pode refletir nas finanças de uma empresa e colocar em risco o crescimento no longo prazo. Parece que, no futuro, a auditoria vai ser substituída por due diligence, e os próprios investidores vão conferir as materialidades que as empresas estão levantando. Então, a empresa pode perder competitividade e, com o tempo, ter problemas de rentabilidade porque o tomador de risco vai precificar a empresa em função dos riscos que o negócio apresenta à sociedade.”

Exemplos inspiradores

Na rotina de uma pequena empresa, Fernanda Ramos, analista de sustentabilidade da CNC, falou do processo de aprendizagem sobre o tema, o que requer aperfeiçoamento e a busca de soluções. Nesse sentido, a especialista citou um exemplo a ser levado em consideração pelos empresários: “Como o pequeno comércio impactado todos os anos com as grandes chuvas pode agir de forma proativa para se antecipar a esse impacto ambiental e preservar a sobrevivência do negócio?”

Fernanda ainda apontou casos de sucesso como os da Dengo Chocolates, empresa-membro do Comitê ESG da FecomercioSP, voltada ao aspecto social de valorizar toda a cadeia cacaueira, assim como à melhora na qualidade do produto, e do Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal (RN), que recebeu o selo ISO 21401:2020 e passa a ser o único na América Latina certificado por desempenhar um modelo de gestão sustentável.

Saiba mais sobre o Conselho de Sustentabilidade e o Comitê ESG da FecomercioSP.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)