Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Faça a adesão ao sistema de LR de óleo de cozinha usado e esteja em conformidade com a legislação

FecomercioSP auxilia o varejo a atuar como um divulgador, informando os consumidores sobre a necessidade de separar e armazenar, bem como os locais para descartar corretamente o resíduo

Ajustar texto A+A-

Faça a adesão ao sistema de LR de óleo de cozinha usado e esteja em conformidade com a legislação

Objetivo da LR é promover a coleta, incentivar a reciclagem do resíduo e proteger o meio ambiente
(Arte: TUTU)

Após ser utilizado no preparo dos alimentos, o óleo de cozinha precisa de um descarte adequado, uma vez que pode contaminar rios, represas e solo. Além disso, este tipo de material libera, no processo de decomposição, o gás metano, que agrava o efeito estufa.

Para contribuir com a destinação final adequada do produto, comerciantes, distribuidores e importadores podem aderir ao sistema de Logística Reversa (LR) de óleo de cozinha usado, assinado pelo Conselho de Sustentabilidade (CS) da FecomercioSP, de forma gratuita, aqui. Os interessados podem participar do sistema – que tem a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) como entidade gestora – de duas formas: como ponto de coleta ou ponto de divulgação.

Leia mais sobre logística reversa
Adesão ao sistema de LR evita sanções e multas para comerciantes de pilhas, baterias portáteis, baterias de chumbo-ácido e eletroeletrônicos
Logística Reversa: tire todas as dúvidas sobre o papel do comércio
Tem início a primeira etapa do sistema de logística reversa de medicamentos

Nesta segunda opção, o varejo atua divulgando o sistema, informando os consumidores sobre a necessidade de separação e armazenamento, bem como onde localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo para realizar o descarte correto do óleo de cozinha usado.

Legislação e metas

O objetivo da LR é promover a coleta, incentivar a reciclagem do resíduo e proteger o meio ambiente. Se aproveitado, o material pode ser utilizado na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. Com isso, toda a sociedade tem benefícios, além dos cuidados com o meio ambiente.

No Estado de São Paulo, o óleo comestível faz parte da relação de produtos sujeitos a sistema de logística reversa desde 2011. Em 2020, o município editou a Lei 17.471, instituindo a obrigatoriedade da implantação de sistemas como o de óleo de cozinha usado.

O Termo de Compromisso (TC) para a logística reversa foi assinado em 22 de dezembro de 2020 e, só neste ano, devem ser recolhidos 700 mil litros de resíduos, no mínimo, totalizando 1,5 mil pontos de entrega espalhados pelos municípios paulistas com mais de 90 mil habitantes.

 
Fechar (X)