Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

FecomercioSP apoia TJSP na busca para modernizar serviços judiciários

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 31 de março de 2014 - No último dia 26 de março, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, publicou artigo no jornal O Estado de São Paulo, que discorreu sobre o papel do Judiciário como um solucionador de problemas.
 
Para o desembargador, a contribuição para a eficiência do Judiciário é um dever da administração pública local e, dessa forma, pensar na Justiça como um serviço público desafia a sociedade a cobrar a sua eficiência. Ainda segundo Nalini, "é urgente republicanizar os usos e costumes na Justiça, cuja missão é pacificar, não exagerar nos ritos, no personalismo, na ênfase à transitória distinção entre seus integrantes e os demais cidadãos. É tempo de assumir o desafio da eficiência, para vencer os 93 milhões de processos em curso, 20 milhões deles só no Estado de São Paulo".
 
Para o Conselho Superior de Direito (CSD) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as considerações sobre o uso inteligente da justiça para tornar mais saudável a missão de resolver os problemas dos cidadãos são pertinentes e urgentes. "As ideias expostas pelo Presidente do TJSP foram consideradas pelo CSD e são merecedoras de cumprimentos e apoio integral, vez que elas veiculam a prudência nos gastos públicos com a colaboração da sociedade na resolução dos conflitos e nos problemas estruturais do poder judiciário", afirmou Ives Gandra Martins, presidente do Conselho.
 
No último dia 18 de março, Nalini esteve em reunião na FecomercioSP com a presença do presidente, Abram Szajman, e os principais conselheiros e executivos da Entidade para debater sobre a popularização da arbitragem como forma de solução de conflitos fora do âmbito do Judiciário. O objetivo do serviço é suprir as necessidades dos empresários, especialmente os de micro e pequenos negócios, que buscam soluções mais eficientes de litígios por meio de acordos extrajudiciais. Com isso, a arbitragem pode desafogar parte das 20 milhões de ações somente no Estado de São Paulo de forma mais rápida e com menor custo para a sociedade.
 
Com isso, visando o fortalecimento dessa campanha liderada pelo desembargador para a redução do número de processos no TJSP, a FecomercioSP reforça o seu apoio ao desembargador para estabelecer mecanismos que assegurem a contribuição do setor produtivo ao êxito dessa missão.

Fechar (X)