Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP comemora aprovação do plano de recuperação para os setores de eventos e de turismo, mesmo com alterações no texto

Após o PL de 2020 sofrer modificações no Senado, texto foi aprovado nesta quarta-feira em nova votação na Câmara; Conselho de Turismo pressiona pela sanção presidencial o mais rápido possível

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP comemora aprovação do plano de recuperação para os setores de eventos e de turismo, mesmo com alterações no texto

Poderão aderir ao Perse agências de viagens; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos na área;  empresas de hotelaria, etc
(Arte: TUTU)

*Atualização: 26/04/2022 – FecomercioSP solicita à Secretaria Especial da Receita Federal/Ministério da Economia e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional a prorrogação do prazo atual (29/04/2022) para adesão ao Perse, programa criado para mitigar os danos causados pela pandemia de covid aos setores de eventos e de turismo.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a aprovação do Projeto de Lei 5.638, de 2020,  continua sendo positiva para o setor de eventos e turismo, por meio do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), embora tenha sofrido novas modificações na sua aprovação na Câmara Federal, ocorrida na tarde desta quarta-feira (7).

Foram realizadas algumas alterações pela relatora, a deputada Renata Abreu, como a supressão da prorrogação dos benefícios da lei 14.020, sobre negociação de jornada e salário. No entanto, foram mantidos no texto pontos importantes como a renegociação de dívidas, a isenção fiscal, o enquadramento das empresas no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Leia mais sobre turismo
FecomercioSP pede a prorrogação de medida que flexibiliza regras para reembolsos e cancelamentos para mais atividades do turismo
MP que prorroga prazo para reembolso de passagens aéreas atende demanda da FecomercioSP
Apesar de ações positivas, turismo ainda precisa de medidas para criar ambiente seguro aos negócios

Estas ações, com o objetivo de gerar liquidez e crédito, formam pilares que a Entidade acredita ser fundamentais para a sustentação das empresas em meio à pandemia. Com os altos impactos provocados pela crise, em especial para o setor de turismo, a Entidade atua, desde então, na articulação de medidas que auxiliem na sobrevivência das empresas.

Detalhes do texto

O texto do PL 5.638 parcela débitos das empresas dos setores de eventos e turismo com a Receita Federal. O programa autoriza renegociar dívidas tributárias, não tributárias e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com descontos de até 70%, no prazo máximo de 145 meses. O artigo 4º do novo texto ainda estabelece a alíquota zero, pelo prazo de 60 meses, dos seguintes tributos: PIS/Pasep, Cofins, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

A partir da aprovação da lei, as empresas beneficiárias pelo Perse poderão ser enquadradas no Pronampe, condição necessária para obter crédito com juros de 6% ao ano (a.a.) mais a taxa Selic e para a possibilidade de utilização dos fundos garantidores, como o Fundo Garantidor de Operações (FGO).

O PL institui também o Programa de Garantias aos Setores Críticos (PGSC), que será administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e operacionalizado pelo Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), com prazo de carência de, no mínimo, de seis meses e, no máximo, 12 meses, e prazo de pagamento de até 60 meses. Importante dizer que o Poder Executivo definirá o porcentual do FGI para os setores enquadrados no Perse, porém, o montante não pode ser inferior a 50% de sua disponibilidade.

Um dos pontos excluído do texto (o que já era esperado) foi a prorrogação da Lei 14.046, de 2020, que trata das condições de reembolsos, remarcações e cancelamentos nos setores de eventos e turismo. Isso porque o governo editou recentemente a Medida Provisória 1.036, de 2021, exatamente sobre o tema, postergando a lei até o fim de 2022.

Poderão aderir ao Perse agências de viagens; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos na área; parques temáticos; acampamentos turísticos e meios de hospedagem; empresas de hotelaria; cinemas; casas de eventos, noturnas e de espetáculos; bufês sociais e infantis; empresas que realizem ou comercializem congressos, feiras, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral; e eventos esportivos, sociais, promocionais e culturais.

O texto aprovado pela Câmara segue para a sanção do Presidente da República. A FecomercioSP e o Conselho de Turismo (CT) esperam que o PL seja assinado o mais rápido possível.

Saiba mais sobre o Conselho de Turismo.

 
Fechar (X)