Editorial
11/09/2025FecomercioSP recebe Ministério das Relações Exteriores para conversa sobre Mercosul, tarifas e fortalecimento da educação profissional
Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira esteve em visita institucional na sede da Entidade






No início de setembro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) recebeu, em sua sede na capital paulista, o embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, chefe do Escritório de Representação em São Paulo (Eresp) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para um encontro voltado ao fortalecimento do relacionamento institucional entre a Federação e o Poder Público. Ele foi acompanhado por Ivo Dall'Acqua Júnior, presidente em exercício da Federação, e Rubens Medrano, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Entidade.
Um dos assuntos tratados na reunião foi o peso do tarifaço dos Estados Unidos sobre um cardápio de produtos nacionais, além de como o Brasil e o Mercosul buscam reforçar as parcerias econômicas com outras partes do mundo.
Segundo o Embaixador, atualmente o Mercosul desempenha um papel fundamental na diversificação das exportações brasileiras. “Essa diversificação estratégica tem sido bem-sucedida, pois, mesmo diante das medidas protecionistas recentes, como as tarifas aplicadas ao Brasil, o efeito sobre a economia nacional foi muito menor do que seria há trinta anos”, ponderou.
“Além do viés econômico, o Mercosul também cumpriu papel essencial para a construção de uma integração política e diplomática mais sólida na região, contribuindo para a superação da antiga rivalidade entre Brasil e Argentina, marcada por disputas durante o regime militar. Esse processo de aproximação foi fundamental para garantir estabilidade e uma colaboração mais produtiva no Cone Sul”, frisou o embaixador.
Ao mesmo tempo, tanto Tabajara quanto Medrano enfatizaram que é essencial uma revisão das regras do bloco para que estejam adequadas à atualidade e à realidade tarifária.
“O comércio internacional, em grande parte, ocorre entre vizinhos. Você observa na Ásia: China, Vietnã, Coreia — todos fazem parte de blocos realmente proativos. O Mercosul começou com um foco econômico. Espero que a gente evolua e aprimore o que temos hoje e que encontremos caminhos mais frutíferos”, acrescentou o presidente do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP.
Medrano aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na promoção comercial do País e, ainda, apresentar os avanços do programa Fecomercio Internacional, que tem o objetivo de facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado estrangeiro.
“Nossa atuação tem sido focada na promoção comercial e no apoio à importação, organizando contatos e agendas para países interessados em negócios no Brasil. Embora estejamos concentrados na cidade de São Paulo, contamos com grande capilaridade no interior e queremos expandir essa presença, especialmente com a perspectiva de avanços no acordo com a União Europeia, que deve ampliar exportações e investimentos. Também mantemos uma atuação institucional voltada ao fortalecimento do comércio internacional”, complementou o conselheiro.
Medrano também enfatizou a atuação e o protagonismo da FecomercioSP e do Conselho de Relações Internacionais, assim como das empresas e sindicatos da rede, para a modernização das normas do comércio exterior e a abertura de portas para as companhias brasileiras. “Participamos ativamente das discussões do acordo União Europeia–Mercosul, mantendo contato direto com o Itamaraty e também com o Poder Legislativo. E também levando pleitos e sugestões, tanto para reformas pontuais quanto para a nova lei do comércio exterior. Ter esse relacionamento próximo com o Itamaraty é fundamental para nós”, pontuou.
A força da profissionalização
Na ocasião, Ivo Dall’Acqua também apresentou ao embaixador as estruturas do Sesc e do Senac em prol da educação e da profissionalização, da tecnologia, da cultura, do lazer, do esporte e da saúde.
O embaixador reconheceu a força dessa estrutura. “Aqui se faz uma formação que eu acho fundamental. Isso deve dar uma grande satisfação, ver o resultado concreto e saber que estão formando profissionais que saem do Senac prontos para o mercado”, salientou.
Ao fim, o presidente em exercício da FecomercioSP afirmou: “com essa reunião, tivemos uma oportunidade valiosa de defender nossa visão sobre um comércio exterior fortalecido, a relevância da nossa organização com os sindicatos e o papel da capilaridade do Sesc e do Senac no apoio ao setor produtivo brasileiro”.