Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP sugere à ministra Marina Silva ferramentas para comércio emitir créditos de carbono

Reunião com representantes do Conselho de Sustentabilidade tem como foco o desenho da regulamentação e a criação de linhas de financiamento

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP sugere à ministra Marina Silva ferramentas para comércio emitir créditos de carbono
Demandas foram ouvidas pela ministra, que ainda propôs a elaboração de uma agenda em parceria com a FecomercioSP (Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), sempre com objetivo de auxiliar o setor, busca formas de aumentar a participação das empresas no mercado brasileiro de carbono, a fim de facilitar o processo de transição dos negócios para uma economia baseada em fontes de energia com baixos níveis de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Sendo assim, durante reunião híbrida, realizada no dia 23 de fevereiro, representantes do Conselho de Sustentabilidade da Entidade sugeriram à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que o desenho de uma regulamentação contemple ferramentas específicas ao empresariado.

Na ocasião, a Federação destacou a importância do avanço da economia de baixo carbono para ajudar a minimizar as mudanças climáticas, bem como enfatizou a necessidade da criação de incentivos fiscais e de linhas atrativas de financiamento “verdes” voltadas ao comércio. Atualmente, os programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para este tipo de projeto não têm como alvo os micro, pequenos e médios negócios.

As demandas foram ouvidas pela ministra, que ainda propôs a elaboração de uma agenda em parceria com a FecomercioSP no âmbito da Secretaria de Mudanças Climáticas, para que o trabalho em conjunto tenha efeitos práticos, principalmente a pequenas e médias empresas.

Logística Reversa

A Logística Reversa (LR) foi outro tema da conversa com o Poder Público, assim como o papel dos recicladores e catadores no processo mais amplo de mitigação das mudanças climáticas.

Atenta à legislação, e por considerar a importância da economia circular, a Federação reforça constantemente a necessidade do cumprimento, pelas empresas, das disposições previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305/2010. A FecomercioSP atua na disseminação de informações sobre diferentes sistemas de LR e trabalha para a expansão destes, disponibilizando uma plataforma sobre o assunto.

Próximos passos

A Federação vai manter contato com a pasta para dar contunidade a parceria sugerida pela ministra, assim como vai permanecer atuando para a expansão dos assuntos que integram o tema sustentabilidade nos negócios, juntamente com o poder público.

Saiba mais sobre o Conselho de Sustentabilidade.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)