Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Feiras no exterior são ótimas oportunidades para internacionalização dos negócios

Além de promover parcerias, eventos aproximam empresários de tecnologias inovadoras

Ajustar texto A+A-

Feiras no exterior são ótimas oportunidades para internacionalização dos negócios

Preparação para uma feira internacional deve começar com no mínimo seis meses de antecedência
(Arte/Tutu)

Investir em feiras empresariais em outros países é uma das maneiras mais eficientes para internacionalizar um negócio. Nesse tipo de evento, o empresário tem a oportunidade de divulgar sua marca, seus produtos e serviços, além de conhecer possíveis parceiros para atuar em novos mercados.

De maneira geral, feiras internacionais são interessantes para todos os segmentos de produtos e serviços, não por apenas possibilitar a concretização de negócios, mas também por promover o contato com práticas e tecnologias inovadoras que a empresa pode adotar em suas operações.

Veja também
Poucas empresas usam instrumentos de financiamento para exportar
Estudo de mercado é peça-chave para exportação
Plano de internacionalização contribui para a venda de serviços fora do País

Empreendedores brasileiros costumam visitar mais exposições realizadas na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. Contudo, também vale estar aberto a eventos em regiões fora do circuito tradicional, pois há oportunidades em mercados em que a presença brasileira é incipiente ou até mesmo inexistente.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) orienta o empresário que queria expor em um evento fora do País a começar a se preparar de seis a nove meses antes da realização da feira. Esse período possibilita escolher estandes mais bem localizados no centro de exposição e, conforme o regulamento do evento, parcelar o pagamento pela participação e montagem dos equipamentos.

Em geral, deve-se exibir no estande o que a empresa tem a ofertar no segmento da feira e distribuir materiais promocionais, como panfletos com informações em inglês e no idioma local e, dependendo do produto, amostras comerciais. Distribuir brindes, como caneta ou sacola com a marca da empresa, também é uma forma de chamar a atenção do público.

Caso o empresário e a equipe não falem o idioma local, é importante contratar intérpretes para dialogar com os visitantes. Além disso, os cartões de visita devem conter dados completos, como o número de telefone seguido pelo código DDI (55, no caso do Brasil) e o endereço de correspondência.

Para ter tudo pronto no dia de abertura do evento, é recomendado chegar ao país onde ocorre a feira com alguns dias de antecedência, até mesmo para vistoriar a área de exposição. O planejamento também deve incluir alguns dias na cidade após o evento para reuniões de negócios e conhecer o mercado local e a rotina dos habitantes, uma vez que compreender a cultura da região é fundamental caso o produto ou o serviço precise de adaptações.

Toda visita a feiras e congressos no exterior é enriquecedora para os negócios. Nesse sentido, o empreendedor pode contar com a Fecomercio Internacional para selecionar feiras e organizar a participação dos empresários interessados.

Fechar (X)