Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Homenagem aos 90 anos do jurista Ives Gandra Martins reúne grandes personalidades políticas e jurídicas

Cerimônia celebrou a trajetória do presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP e sua contribuição para a sociedade

Ajustar texto A+A-

Homenagem aos 90 anos do jurista Ives Gandra Martins reúne grandes personalidades políticas e jurídicas
Noite contou com a presença de grandes nomes no mundo do Direito, da Igreja Católica, da política, das artes e até dos esportes (Imagem: Joana Santana)

A Estação Motiva Cultural, parte do complexo da Sala São Paulo, foi palco de uma celebração especial pelos 90 anos do jurista Ives Gandra da Silva Martins, presidente do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O evento reuniu autoridades da comunidade jurídica, da política, do empresariado e da Igreja Católica, que prestaram homenagem a um dos mais influentes pensadores do Direito brasileiro. 

Dividido em nove atos – um para cada década de vida do homenageado –, o tributo percorreu as diversas facetas de Gandra Martins: poeta, advogado, jurista, professor, católico, homem de família, amigo, são-paulino e humanista. Cada momento foi marcado por discursos de personalidades e apresentações musicais, que destacaram o legado intelectual, ético e humano do jurista. A cerimônia foi uma realização conjunta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP) e da FecomercioSP. 

Cerimônia reuniu grandes personalidades do mundo jurídico, da política, da cultura e da religião (Imagem: Joana Santana) Cerimônia reuniu grandes personalidades do mundo jurídico, da política, da cultura e da religião (Imagem: Joana Santana)
O auditório da Estação Motiva Cultural, parte do complexo da Sala São Paulo, ficou cheio (Imagem: Joana Santana) O auditório da Estação Motiva Cultural, parte do complexo da Sala São Paulo, ficou cheio (Imagem: Joana Santana)
O ex-presidente Michel Temer foi um dos oradores da cerimônia em homenagem ao amigo (Imagem: Joana Santana) O ex-presidente Michel Temer foi um dos oradores da cerimônia em homenagem ao amigo (Imagem: Joana Santana)
O governador do Estado, Tarcísio de Freitas ressaltou as lições de vida pública recebidas do jurista (Imagem: Joana Santana) O governador do Estado, Tarcísio de Freitas ressaltou as lições de vida pública recebidas do jurista (Imagem: Joana Santana)
Dom Odilo Scherer, arcebispo emérito de São Paulo, deu testemunho da fé de Gandra Martins (Imagem: Joana Santana) Dom Odilo Scherer, arcebispo emérito de São Paulo, deu testemunho da fé de Gandra Martins (Imagem: Joana Santana)
O prefeito Ricardo Nunes destacou, também, o exemplo de casal que o homenageado sempre foi ao lado da companheira Ruth (Imagem: Joana Santana) O prefeito Ricardo Nunes destacou, também, o exemplo de casal que o homenageado sempre foi ao lado da companheira Ruth (Imagem: Joana Santana)
Cerimônia reuniu grandes personalidades do mundo jurídico, da política, da cultura e da religião (Imagem: Joana Santana)
O auditório da Estação Motiva Cultural, parte do complexo da Sala São Paulo, ficou cheio (Imagem: Joana Santana)
O ex-presidente Michel Temer foi um dos oradores da cerimônia em homenagem ao amigo (Imagem: Joana Santana)
O governador do Estado, Tarcísio de Freitas ressaltou as lições de vida pública recebidas do jurista (Imagem: Joana Santana)
Dom Odilo Scherer, arcebispo emérito de São Paulo, deu testemunho da fé de Gandra Martins (Imagem: Joana Santana)
O prefeito Ricardo Nunes destacou, também, o exemplo de casal que o homenageado sempre foi ao lado da companheira Ruth (Imagem: Joana Santana)

Dentre os oradores estiveram Michel Temer, ex-presidente da República; o governador Tarcísio de Freitas; Dom Odilo Scherer, arcebispo emérito de São Paulo; Fábio Prieto de Souza, secretário estadual de Justiça e Cidadania; o maestro Júlio Medaglia; o jurista Luiz Flávio D’Urso; Wilson Victorio Rodrigues, diretor da FAC-SP, que ainda se apresentou ao piano em vários momentos; Julio Casares, presidente do São Paulo Futebol Clube; e Angela Gandra, filha do homenageado e secretária municipal de Relações Internacionais. Também discursaram o deputado estadual Lucas Bove, anfitrião da noite; Ricardo Nunes, prefeito da capital paulista; Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Institucionais; Marília Marton, secretária estadual de Cultura e Economia Criativa; e Márcio Olívio Fernandes da Costa, vice-presidente da FecomercioSP. 

Palavras de peso
 
“É uma grande emoção participar dessa cerimônia pelos 90 anos de tudo o que o senhor já fez, faz e continuará fazendo pela nossa cidade, pelo nosso Estado, pelo nosso País”, destacou Nunes. “Estar na presença de Ives é como estar na presença de algo maior, de um espírito sereno, e decerto a fonte de virtudes que o define vem da doutrina católica”, ressaltou Tarcísio. “Nessa singela homenagem em que celebramos seus 90 anos olhamos para trás com gratidão por todos os seus ensinamentos, por toda a sua obra, por toda a sua dedicação”, exaltou o governador, desejando que possamos todos pôr em prática as lições recebidas. 

A retidão de caráter de Gandra Martins foi um dos aspectos mais lembrados pelas personalidades que discursaram no evento, que sublinharam a capacidade do homenageado de viver de acordo com aquilo que prega. “Vocês não têm ideia da dimensão da minha alegria em estar aqui cumprimentando este, que foi um dos melhores amigos do meu pai e que vem sendo um conselheiro muito especial ao longo da minha carreira, a quem eu devo muito”, agradeceu Kassab. Márcio Olívio, por sua vez, saudou o brilhantismo do jurista na condução do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, “que, com o seu patrimônio intelectual, fortalece o nome da instituição e qualifica o debate público”. “Suas opiniões firmes e corajosas elevam o nível de nossas pretensões e sustentam nossos posicionamentos na defesa do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, afirmou o vice-presidente da Entidade.

A fé e a dedicação à família foram, também, muito celebradas pelos oradores da noite, que elencaram passagens interessantes, curiosas e afetuosas de seu convívio com o homenageado. Dom Odílo Scherer ressaltou a participação do jurista por muitas décadas no Conselho da Arquidiocese de São Paulo e exaltou a disposição de Gandra, que cultiva o hábito da missa diária. “Ives diz que o investimento em Deus é o mais rentável que existe, pois concede a Ele apenas 30 minutos e recebe de volta 23 horas e meia todos os dias”, contou o arcebispo. “Tenho com o amigo Ives uma longa convivência e posso atestar que, desde os tempos da faculdade, ele sempre foi uma figura agregadora, que jamais usa palavras desabonadoras para se referir a qualquer pessoa. E é por isso que você atraiu para essa solenidade tantas autoridades; não apenas juristas, mas também artistas, religiosos, empresários, homens e mulheres, o que reflete essa personalidade pacificadora”, justificou Temer. 

Para os números musicais foram escolhidas canções significativas na vida de Gandra Martins, interpretadas pelo coral da FAC-SP e pela soprano Carmen Monarcha, brasileira que fez carreira na Johann Strauss Orquestra, do maestro holandês André Rieu. O pianista José Eduardo Martins emocionou o público ao interpretar São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas, de Franz Liszt, em lembrança à fé do irmão homenageado, um dos traços marcantes da sua persona. “Estou hoje aqui de coração rasgado, muito comovido com esta homenagem, que é muito maior do que eu poderia merecer. Todos nós estamos aqui de passagem, a caminho de Deus. Como dizia um santo que eu conheci pessoalmente e com quem mantive correspondência, São Josemaria Escrivá, todos nós podemos santificar o trabalho diário como forma de nos aproximar Dele. E, como dizia Santa Teresa, é justo que muito custe o que muito vale; santo é o pecador que não desistiu”, agradeceu o homenageado a todos os presentes.

Com uma carreira dedicada ao pensamento jurídico e à defesa das instituições, Ives Gandra é professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro da Academia Brasileira de Filosofia e autor de dezenas de livros e milhares de artigos que moldaram o debate nas áreas do Direito Tributário, Constitucional e Econômico. A homenagem, repleta de afeto e reconhecimento, reafirmou o papel de Ives Gandra como referência intelectual e moral no cenário jurídico brasileiro e na sociedade como um todo — e como símbolo dos valores que norteiam o trabalho do Conselho Superior de Direito da Federação.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)