Sustentabilidade
18/06/2014Indústria Gráfica capacita jovens e amplia relacionamento com a comunidade
Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade investe em ações de responsabilidade social
Localizada em Santana do Parnaíba, cidade com 121 mil habitantes na região metropolitana de São Paulo, a Plural Indústria Gráfica se destaca na região pela implantação do Print School – Escola Gráfica. A proposta atende a dois princípios fundamentais do varejo responsável – ética nos negócios e interatividade com a comunidade – e faz parte das ações de responsabilidade social da empresa.
O projeto do Print School – Escola Gráfica – nasceu em 2009, idealizado pelo diretor-geral da Plural, Carlos Jacomini, e pelo diretor de Produção, Peter Ens, com o objetivo de capacitar os jovens do município para a função de auxiliar gráfico. A Prefeitura de Santana do Parnaíba foi parceira na iniciativa e responsável por aplicar as provas de admissão aos alunos que cursam o último ano do ensino médio em escola pública. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Indústria.
Mais do que receber um certificado reconhecido pela Secretaria de Educação do município, ao participar do curso, que é gratuito, o aluno garante a inserção no mercado de trabalho. Nas quatro turmas formadas desde 2010, todos os 114 alunos foram contratados pela Plural. A geração de empregos na região também aumenta o consumo na própria cidade e reforça o compromisso de empresa em contratar e prestigiar os profissionais da comunidade.
Além da comunidade e do poder público, o Print School envolve funcionários da empresa: profissionais de todos os níveis, de auxiliares a diretores, atuam voluntariamente como professores e são responsáveis pelo conteúdo didático do curso. “Eles se tornam visíveis, sentem-se reconhecidos e valorizados por fazer parte do maior projeto social da Plural”, explica a coordenadora de marketing, Andrea Rozon.
Ao final do curso, que tem carga horária de 112 horas, os jovens são avaliados e, se aprovados, recebem um certificado de auxiliar gráfico. Segundo Andrea, o investimento de R$ 56 mil por turma é plenamente compensado. “Fomos procurados por alguns fornecedores, que conheceram a ação e ficaram interessados.” Andrea lembra ainda que até uma empresa concorrente, localizada em outro Estado, entrou em contato para obter detalhes sobre o Print School. “Para nós, isso é uma forma de mostrar que a Plural é referência e ajuda a difundir boas práticas entre as empresas do segmento”, completa.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/industria-grafica-capacita-jovens-e-amplia-relacionamento-com-a-comunidade