Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Inteligência Artificial na Logística: mais facilidade, menos custo e entregas melhores para o seu negócio

Empresas que usam a tecnologia como aliada gastam menos, melhoram a experiência do consumidor e abrem novas oportunidades

Ajustar texto A+A-

Inteligência Artificial na Logística: mais facilidade, menos custo e entregas melhores para o seu negócio
Diferencial da tecnologia é a possibilidade de acompanhamento da entrega em tempo real (Arte: TUTU)

Sabia que a Inteligência Artificial (IA) não é exclusividade de grande empresa? Essa tecnologia já está ajudando pequenos negócios a serem mais produtivos, seguros e até mais sustentáveis.

Com a IA, dá para automatizar processos, planejar melhores rotas de entrega, gerar rastreabilidade e reduzir custos — tudo isso melhora a experiência do seu cliente e ainda abre portas para novas oportunidades.

Entregas rápidas são o novo normal

Atualmente, o consumidor quer receber as suas compras rapidamente e com acompanhamento. E olha só: quase metade das entregas no Brasil chega em até dois dias! E quem movimenta boa parte desses envios são os pequenos e médios negócios. Por isso, investir em tecnologia não é luxo — é necessidade.

O Mapa da Logística, estudo produzido pela empresa de logística Loggi, mostra que, no segundo trimestre de 2025, 47% das entregas foram realizadas em até dois dias — média nacional — e 60%, em até três. Esses números ilustram a crescente expectativa dos consumidores por agilidade e eficiência nas entregas, o que torna fundamental o investimento em soluções tecnológicas que otimizem toda a cadeia logística. Ressalta-se que 40% da origem dessas demandas têm como base as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), o que amplia a urgência da digitalização.

Como a IA ajuda na prática?

A Inteligência Artificial já faz parte da rotina da logística moderna, organizando os pacotes a serem entregues por proximidade, evitando rotas com trânsito intenso, calculando o melhor caminho e ainda prevendo as condições climáticas. O resultado? Entregas mais rápidas, custos menores e menos emissões de poluentes.

A Loggi, por exemplo, estima que o uso da tecnologia em suas operações possibilitou a diminuição de 1,67 milhão de quilômetros rodados no País, nos últimos 12 meses.

Menos roteirização manual, mais inteligência

Com algoritmos inteligentes é possível:

  • agrupar entregas em regiões próximas;
  • reduzir em mais de 20% a distância entre os pontos;
  • utilizar menos veículos para realizar mais entregas.

Essa organização significa economia para a empresa, rapidez para o cliente e menos impacto ambiental.

Outro diferencial é o acompanhamento da entrega em tempo real, o que traz mais segurança e confiança para o consumidor.

Acesse o material e outros destaques na edição de setembro do boletim Expresso MEI!

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)