Legislação
25/03/2025Live imperdível: entenda as mudanças na NR-1 e seus impactos para as empresas
Eduardo Pastore esclarece, em evento, norma que obriga os empregadores a criarem plano para mapear e prevenir problemas como estresse, assédio e sobrecarga

No próximo dia 15 de abril, não perca a live que vai esclarecer as principais mudanças na Norma Regulamentadora 1 (NR-1), uma das mais importantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Com a participação especial de Eduardo Pastore, assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e outros especialistas em Direito do Trabalho, o evento promete ser uma oportunidade única para gestores, empresários e profissionais da área se atualizarem sobre as novas diretrizes e seus impactos para o ambiente corporativo.
O que muda?
A partir de maio de 2025, as empresas brasileiras terão de pôr a mão na massa para cuidar da saúde mental dos trabalhadores. A nova regra, que faz parte da atualização da NR-1, obriga as companhias a criarem um plano para mapear e prevenir problemas como estresse, assédio e sobrecarga mental no trabalho.
Essas alterações trazem novos desafios para as empresas, desde a dificuldade de determinar o nexo causal entre doenças e atividades laborais até o aumento de afastamentos e possíveis reflexos no Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e no Risco de Acidente do Trabalho (RAT).
Durante a live, Pastore abordará temas como:
- a multidimensionalidade da NR-1 e sua abordagem interdisciplinar;
- a influência de fatores extralaborais, como de hereditariedade, biológicos e sociais e de saúde do trabalhador;
- as orientações do MTE para lidar com doenças musculoesqueléticas, cardiovasculares, transtornos comportamentais e distúrbios gastrointestinais;
- o impacto das mudanças para as empresas, incluindo aumento de multas, indenizações judiciais e prejuízos reputacionais;
- medidas preventivas para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e evitar sobrecargas.
Além disso, o especialista destacará a importância de práticas como a cultura do feedback, a manutenção de documentação adequada e a capacitação de gestores e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Não fique de fora! O evento é uma oportunidade para se preparar para os novos desafios impostos pela NR-1 e garantir que a sua empresa esteja alinhada com s melhores práticas.
A FecomercioSP — que louva a iniciativa do ministério, por considerá-la fundamental — já solicitou a prorrogação por observar que conceitos abertos sobre riscos psicossociais dificultam a realização de um gerenciamento técnico da questão e que, por essa razão, muitos negócios ainda não conseguiram se estruturar para atender à nova legislação. Isso acontece porque ou ainda não reúnem condições de identificar esses riscos envolvidos nas atividades ou porque não contam com recursos para a contratação de técnicos habilitados para a elaboração de planos de gerenciamento estruturados.
Assim, como a Entidade entende que as novas regras precisam ser postas em prática da melhor forma possível, há real necessidade de aumento de prazo para que entrem em vigor, evitando a implementação de forma precária. Saiba mais!
Serviço:
NR-1 Agora! Como se Preparar e Evitar Problemas
Data: 15 de abril
Horário: 10h
Transmissão: canal da FecomercioSP no YouTube
Participe e tire dúvidas com um dos maiores especialistas em SST do Brasil.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Legislação
Especialistas falam sobre as mudanças e os efeitos da NR-1 para as empresas
Live promovida pela FecomercioSP esclarece pontos importantes para a implementação de programas de redução de riscos
-
Sindicatos
NR-1 traz novas regras de gestão para doenças ocupacionais
LegislaçãoImplementação dos mais recentes adendos na NR-1 esbarra na subjetividade dos critérios que definem causa das doenças mentais
LegislaçãoNR-1: FecomercioSP pede adiamento para as novas regras