Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Nota de pesar pelo falecimento de Antônio Delfim Netto

Com profundo pesar, FecomercioSP lamenta a perda de Antônio Delfim Netto e expressa as mais sinceras condolências à família, aos amigos e às pessoas próximas

Ajustar texto A+A-

Nota de pesar pelo falecimento de Antônio Delfim Netto
Delfim Netto foi consultor econômico da Federação e colaborou ativamente como membro do Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política (crédito: divulgação)

Com profundo pesar, lamentamos a perda de Antônio Delfim Netto — em especial, o presidente efetivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Abram Szajman, de quem era amigo pessoal. Neste momento difícil, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e às pessoas próximas.

Um dos economistas mais respeitados do País — entre todos os espectros políticos —, Delfim Netto ocupou várias pastas do governo brasileiro dos anos 1960 em diante, como a da Fazenda (1967–1974), a da Agricultura (1979) e do Planejamento (1979–1985), além de ter sido embaixador do Brasil na França entre 1975 e 1977. Posteriormente, durante o regime democrático, exerceu um papel importante nas definições dos rumos econômicos do País, sendo consultado pela maioria dos presidentes da República.

No fim da década de 1980, enquanto se elegia para o cargo de deputado federal — participando da Constituinte, um ano depois —, Delfim Netto também recebeu o título de professor emérito na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), instituição onde iniciou a sua trajetória intelectual nos anos 1940.

É autor de dezenas de livros relevantes sobre a economia brasileira, como o clássico O problema do café no Brasil, sua tese de livre-docência que se tornou referência imediata e permanece até hoje como um livro central para a formação de economistas.

Delfim Netto também foi consultor econômico da FecomercioSP, assim como participou ativamente como membro do Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política, colaborando com as ações e agendas da Entidade.

Em honra à sua memória, esperamos que a sua trajetória e dedicação à vida pública sirvam de exemplo para as gerações futuras.

Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)