Imprensa
06/02/2023Novo livro do UM BRASIL discute dilemas do País em meio à complexidade global
Publicação reúne entrevistas realizadas pelo Canal ao longo de 2022; temas vão de responsabilidade fiscal do governo a papel do Brasil em meio às demandas sustentáveis do mundo
Nesta sexta-feira (10), o Canal UM BRASIL vai lançar, no Centro de Convenções da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, a nona edição do Livro UM BRASIL, reunindo uma série de entrevistas feitas pelo Canal ao longo de 2022.
O livro já está disponível em formato digital, gratuitamente, no site do Canal, e em formato físico. A publicação será distribuída em bibliotecas, instituições de ensino, empresas e eventos – como a BRASA Euroleads 2023, que acontecerá em Lisboa, em Portugal, no mês que vem.
Para marcar a data do lançamento, haverá um debate sobre o momento do Brasil e do mundo entre Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Faap, e Irene Vida Gala, subchefe do escritório de representação do Itamaraty em São Paulo com vasta experiência em embaixadas brasileiras na África.
O Canal UM BRASIL, uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), está no ar há nove anos, com um acervo que já conta com mais de 500 entrevistas.
Desta vez, a publicação explora os dilemas nacionais em meio à complexidade global contemporânea, marcada pela guerra na Ucrânia, pelas disputas geopolíticas entre China e Estados Unidos e, no cenário das trocas internacionais, pela atração que o País tem recebido por causa do seu potencial verde.
Entram neste bojo ainda debates nacionais importantes que aconteceram durante o ano passado, como o peso da responsabilidade fiscal do governo – que surgiu na esteira das discussões sobre o teto de gastos durante a campanha eleitoral –, os rumos do Brasil no ano do bicentenário da sua independência e a expansão da agenda ESG no ambiente de negócios.
É por esta razão que estão no livro nomes como o das historiadoras Heloisa Starling e a portuguesa Isabel Corrêa, do filósofo Eduardo Giannetti, do economista Marcos Mendes, do pesquisador John Howkins – que desenvolveu o conceito de economia criativa –, da especialista em diversidade Fran Winandy, entre outros.
“Discutimos a necessidade de rearranjos em todas as esferas da sociedade organizada. Falamos sobre desigualdades, eficiência dos gastos públicos, importância da educação política, sustentabilidade, economia criativa e inovação, geopolítica, etarismo e oportunidades que se aproximam com a nova realidade do metaverso”, elenca Guilherme Baroli, diretor de Conteúdo do UM BRASIL.
O livro também tem um ensaio inédito do jornalista Jaime Spitzcovsky sobre as turbulências atuais no mundo e um editorial assinado pelo presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, elencando propostas para o futuro nacional.
“Eis o propósito que permeia a representação empresarial na sua essência: entender as necessidades de um país e propor uma agenda positiva com alternativas viáveis à construção de um futuro mais justo”, reflete Szajman, ao falar sobre a ideia do Canal.
Vale lembrar ainda que, há quatro anos, a edição #6 do Livro UM BRASIL foi eleita a melhor publicação especial de 2018 na premiação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Sobre o Canal UM BRASIL
Realização da FecomercioSP que, por meio desta plataforma, excede as discussões relativas à sua atuação e ocupa, também, o campo das ideias, ao discutir os rumos do País, seus problemas e soluções. Para isso, desde 2014 conversa, de forma propositiva, com especialistas de diferentes esferas do conhecimento, dispostos a analisar e contribuir para as transformações do Brasil. Os temas abordados nas entrevistas são igualmente amplos. Da gestão pública ao combate à corrupção, da qualidade da democracia à necessidade de modernização do Judiciário, da desigualdade ao cenário internacional, o UM BRASIL transpassa temas caros a toda a sociedade.