Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

País carece de agenda capaz de impulsionar a recuperação da economia a partir de 2022, avalia CEEP

Na última edição do podcast em 2021, membros do conselho destacam os desafios para a retomada da atividade e a construção do cenário eleitoral do ano que vem

Ajustar texto A+A-

País carece de agenda capaz de impulsionar a recuperação da economia a partir de 2022, avalia CEEP

Potenciais candidatos ao Planalto não deram indicação de agenda propositva para a economia do País até o momento
(Arte/Tutu)

Após duas quedas trimestrais consecutivas do Produto Interno Bruto (PIB), a economia brasileira mostra que não tem tido forças para acompanhar a recuperação mundial. Ao mesmo tempo, o cenário eleitoral para 2022 começa a tomar forma, embora os potenciais candidatos ao Planalto careçam de uma agenda econômica capaz de potencializar a retomada da atividade.

Estes são alguns dos temas discutidos na edição de dezembro do podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Saiba mais sobre o quadro político e econômico do País
Em baixa, economia brasileira terá fim de ano melancólico?
O mercado de trabalho e a pós-recuperação distinta de Estados Unidos e Brasil
Brasil viverá eleição incerta em meio à economia enfraquecida em 2022, avalia CEEP

Antonio Lanzana, economista e copresidente do CEEP, observa que os setores da economia têm registrado resultados aquém do necessário para que o País supere a crise desencadeada pela pandemia de covid-19.

“A economia nacional está dando sinais preocupantes de queda de atividade, ao contrário do que se observa no mundo”, pontua Lanzana.

O episódio também discorre sobre a atualidade da política e o cenário que está se formando para as eleições do ano que vem.

“O Congresso vem fechando o ano de 2021 com decisões relevantes e preocupantes”, destaca o cientista político Paulo Delgado, também copresidente do CEEP. “Na eleição, muita gente olha para a popularidade, mas é importante olhar para a rejeição”, acrescenta o sociólogo.

No bloco internacional, o economista André Sacconato afirma que a inflação é um desafio mundial. Com isso, em 2022, “possivelmente, [teremos] aumento de juros e saída de capitais dos países em desenvolvimento”.

“A palavra de ordem na economia internacional será ‘inflação’. Temos, hoje, o mundo muito mais inflacionário do que tínhamos antes – China, Estados Unidos e Europa já começam a sentir [os efeitos da alta dos preços]”, reforça o integrante do CEEP.

Ouça, a seguir, o podcast na íntegra.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Xadrez Eleitoral

Com a intenção de analisar o ambiente político-eleitoral do País, no último dia 6, o conselho promoveu a primeira edição do Ciclo de Encontros CEEP 2022: o Xadrez Eleitoral.

Na ocasião, os presidentes Lanzana e Delgado receberam Manoel Fernandes, diretor-executivo da Bites, empresa especializada em análise de dados, e Mauricio Moura, fundador e presidente do Idea Big Data. Os especialistas debateram sobre os pesos da economia, da digitalização e da percepção do eleitor sobre os candidatos nas eleições de 2022, entre outros temas.

As próximas edições acontecem em 2022. Inscreva-se aqui para receber o convite.

Saiba mais sobre o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) clicando aqui.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)