Sustentabilidade
10/04/2014Paraná é finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Os trabalhos classificados fazem parte das categorias Academia, Órgão Público e Reportagem Jornalística
São Paulo, 11 de abril de 2014 - Selecionados para a etapa final, os dois trabalhos representados pelo segmento Academia estão divididos em duas subcategorias: Professor e Estudante. A primeira, de autoria da professora especialista Ana Carla Primak, da Faculdade Campo Real, traz uma proposta que consiste em desenvolver um material composto com polímero termoplástico, o PET (muito utilizado em garrafas de refrigerante) e resíduos de construção civil. O resultado seria a produção de placas bastante rígidas e compactas com diferentes tonalidades e texturas. As prováveis aplicações para o compósito produzido poderiam ser utilizadas para a construção civil, produção de móveis e revestimentos cerâmicos. O objetivo é dar o destino ambientalmente correto aos plásticos descartados inadequadamente e resíduos da construção civil.
Já a subcategoria Estudante apresenta um programa sustentável de gestão de resíduos sólidos para as escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu, visando incentivar a coleta seletiva e direcionar os resíduos sólidos orgânicos que são gerados diariamente ao aproveitamento por meio do processo de compostagem. O trabalho foi desenvolvido por Sandra Alves Teixeira como projeto de conclusão do curso de especialização em Gestão Ambiental em Municípios, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.
O objeto de estudo foi a Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, que recebeu 14 lixeiras para coleta seletiva e uma composteira para transformar os resíduos em adubo para posterior utilização na horta montada no terreno da instituição de ensino. Na ausência de uma coleta seletiva oficial do município, um agente ambiental ficou responsável pela coleta dos resíduos recicláveis gerados na escola. O material é encaminhado para uma cooperativa de triagem e reciclagem, mantida por catadores. Com a implantação do PIC, apenas 20% dos resíduos gerados pela escola passaram a ser dispostos no aterro da cidade.
No segmento Órgão Público, os destaques paranaenses ficaram por conta dos projetos desenvolvidos pela prefeitura de Umuarama, Lixo que Vale, e pelo Consórcio Intermunicipal da Fronteira, Unindo forças para o desenvolvimento.
O primeiro promove a troca de materiais recicláveis por alimentos vindos diretamente do produtor rural. Semanalmente, os moradores vão até um ponto específico e levam os resíduos recicláveis. O material coletado é encaminhado para a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Umuarama (COOPERUMA) que realiza os trabalhos de triagem, prensagem e comercialização. A equipe da prefeitura faz a pesagem e a entrega das "moedas verdes", um dinheiro simbólico criado para a troca de produtos. A cada quinze dias, é realizada a feira com os produtos alimentícios. São mais de 30 variedades, entre hortaliças, vegetais, carnes, ovos, pães, bolachas, geleias e mel. Os moradores escolhem o que querem e utilizam as "moedas verdes" para aquisição.
O segundo tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento regional dos municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bom Jesus do Sul (PR), juntamente com a cidade argentina de Bernardo de Irigoyen. A partir da adesão dos municípios foi estabelecida uma proposta focada em quatro eixos estratégicos: educação, turismo, agroecologia e produtos locais, com a missão de tornar a região referência no Mercosul. Por meio de políticas públicas unificadas foi possível realizar projetos como a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira para atender a pacientes da área do CIF, inclusive com a integração do transporte de pacientes, o que permitiu redução dos custos de locomoção.
Por fim, com a série Sustentabilidade na Cadeia Moveleira, na categoria Reportagem Jornalística/Online, o Paraná conquistou mais uma posição na classificação, por meio de um documentário, desenvolvido pelas jornalistas Cleide de Paula, Marina Werneck e Renata Bossle, do portal Radar Móbile, no qual mostra com detalhes como funciona a logística reversa no setor moveleiro e como atuam empresas e profissionais do ramo, desde a escolha da matéria-prima até o pós-venda.
Em sua quarta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), conquistou um dos seus melhores resultados. Mesmo com um período menor de inscrições - já que a partir desta edição o prêmio tornou-se anual - o volume de inscritos cresceu e a iniciativa consolidou-se nacionalmente, com a participação de 21 Estados brasileiros, em relação aos 19 do ano anterior. O número de municípios participantes quase dobrou, de 56 na edição anterior para 91 neste ano. No total, foram 278 inscritos e 46 finalistas.
A cerimônia de premiação será conduzida pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e contará com a presença de profissionais do comércio e da indústria, empresários, estudantes, representantes de órgãos públicos, imprensa e especialistas do setor. A data do evento será anunciada em breve.
O principal critério avaliado é a inovação, tema central da proposta. Também fazem parte da avaliação os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pelo Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade no Varejo da Fundação Dom Cabral.
Princípios do Varejo Responsável
São constituídos por 16 elementos construídos como resultado dos trabalhos de pesquisa e de validação de conteúdo realizados pelo Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, e que representam uma sugestão de conduta a ser adotado pelas empresas em suas práticas sustentáveis. Confira no site oficial do prêmio www.fecomercio.com.br/sustentabilidade os detalhes de cada um dos 16 Princípios do Varejo Sustentável.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/parana-e-finalista-do-4o-premio-fecomercio-de-sustentabilidade