Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Preocupado com ESG e não sabe por onde começar? Entenda como a Logística Reversa pode contribuir para a sua empresa!

Conjunto de procedimentos é uma importante ferramenta para o urgente combate às mudanças climáticas

Ajustar texto A+A-

Preocupado com ESG e não sabe por onde começar? Entenda como a Logística Reversa pode contribuir para a sua empresa!
A adesão do comércio é sem custos; contate a FecomercioSP para saber (Arte: TUTU)

A empresa que participa de um sistema de Logística Reversa (LR) atende aos requisitos da agenda ESG, o contemplar no negócio aspectos ambientais, sociais e de governança, além de proporcionar os seguintes benefícios:

•            ambientais: evita a contaminação do meio ambiente e possibilita o reaproveitamento de diversos materiais, como plástico e metal, evitando a exploração de nova matéria-prima e a respectiva emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes;

•            sociais: proporciona a geração de emprego e renda às diversas categorias de catadores – autônomos, cooperados e associados, sucateiros, operadores logísticos, recicladores, entre outros que trabalham na reciclagem de produtos pós-consumo;

•            de governança: permite estar em conformidade legal/compliance com o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, instituída pela Lei 12.305/2010) e outras normas ambientais.

Há também o atendimento a outro quesito importante: o econômico. Além dos reflexos da geração de renda, a LR fomenta a economia circular e dessa forma há geração de recursos financeiros pela inserção dos recicláveis que retornam em novos  ciclos produtivos.

Entenda a LR

A LR é um procedimento que contempla o retorno dos produtos de significativo impacto ambiental, na fase pós-consumo, ao setor industrial.

Os produtos elencados pela PNRS estão sujeitos à LR em razão de periculosidade ou quantidade, e por isso devem ser destinados de forma ambientalmente adequada, para proteger o meio ambiente e a saúde pública. Ao  reaproveitar os materiais na fabricação de novos produtos, evita-se a emissão de poluentes na extração de matéria prima, bem como a emissão de gases de efeito estufa. Por isso, a LR acaba sendo uma importante ferramenta para o urgente combate às mudanças climáticas — um dos principais motivos do crescimento da agenda ESG.

Adesão do comércio

Sendo os custos com a destinação final ambientalmente adequada dos produtos pós-consumo coletados nos sistemas de LR de responsabilidade de fabricantes e importadores, nos sistemas coletivos de LR, a adesão do comércio é sem custos. Contate a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para saber os requisitos e procedimentos, pois cada sistema de LR conta com entidades gestoras diferentes, além de responsabilidades diversas.

A FecomercioSP dispõe de uma plataforma digital de Logística Reversa com materiais orientativos, além de uma ferramenta de adesão, tudo de forma online e gratuita!

Aproveite e conheça mais sobre os sistemas de LR dos quais a FecomercioSP participa:

Conselho de Sustentabilidade e a gestão de resíduos sólidos no Brasil

Sabia que quase 40% do total de resíduos domiciliares e de limpeza urbana coletados no Brasil são dispostos de forma inadequada, causando grave impacto à saúde e ao meio ambiente?

Por isso, temos pleitos e pautas prioritárias para mudar esse cenário. Gestão de resíduos sólidos, logística reversa e economia circular são temáticas fundamentais para nós. Confira o nosso fôlder e fique por dentro do assunto! Entre em contato com o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, presidido pelo professor José Goldemberg, e faça parte dessa mudança. Lembramos que o Conselho de Sustentabilidade também atua em outras temáticas. Saiba Mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)