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Negócios

Preze pela reputação da empresa com um pós-vendas estruturado e evite clientes insatisfeitos

FecomercioSP dá dicas para empresa ter um bom atendimento ao consumidor; uso de meios alternativos de resolução de conflitos é boa opção

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Preze pela reputação da empresa com um pós-vendas estruturado e evite clientes insatisfeitos

Empresa deve ficar atenta ao atendimento, desde a abordagem até o pós-vendas
(Arte: TUTU)

A pandemia mudou o comportamento dos consumidores na pandemia de covid-19, que passaram a considerar além do preço e da qualidade, toda a experiência de compra, inclusive o pós-vendas. Por isso, é importante que a empresa disponibilize ao cliente uma política de vendas que contemple condições de pagamento, troca da mercadoria e canais de comunicação.

Tal medida vale a pena porque os consumidores pesquisam a reputação da empresa que pretender contratar ou adquirir produtos antes de fechar um negócio. O conceito dos consumidores sobre uma empresa depende, de forma geral, das reclamações respondidas, da média de avaliações do negócio, do índice de soluções e da possibilidade das pessoas que tiveram problemas de fazer novos negócios.

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Por isso, antes de ter um cliente insatisfeito a ponto de registrar uma reclamação, busque entender o problema dele e proponha uma solução de forma clara e transparente assim que o consumidor entrar em contato para relatar um problema. Pedir o feedback dos clientes no dia a dia é outro aspecto a ser considerado, pois isso mostra que a empresa se importa em ajudar os clientes e se mostra disposta a receber críticas para conseguir isso.

Caso o consumidor tenha publicado alguma reclamação em plataformas digitais sobre a empresa, tente responder rapidamente e, de preferência, proponha logo uma solução. Credibilidade não é algo que se conquista da noite para o dia, sendo fruto de um trabalho contínuo, capaz de provar as qualidades e os valores da sua empresa.

Quando há um impasse, meios alternativos de resolução de conflitos são uma boa saída para a empresa em questão de tempo e valor investido. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) explica que a mediação e a conciliação têm alta probabilidade de deixar as empresas e os clientes satisfeitos, sendo trunfos principalmente para pequenas empresas resolverem conflitos e pendências.

Fecomercio Arbitral

A Fecomercio Arbitral está habilitada a atuar nos casos de conciliação e mediação para o conflito de consumo com uma equipe de especialistas renomados. O principal objetivo do grupo é possibilitar a solução dos problemas da empresa com sigilo, segurança e eficácia.

Saiba mais em Fecomercio Arbitral – FecomercioLAB. O link permite conhecer o regulamento que define os procedimentos, pesquisar a lista de árbitros e mediadores, além de calcular o custo do procedimento com base no método desejado.

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